quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

PROTEJA-SE CONTRA OS DISTURBIOS ALIMENTARES!!!

Uma pesquisa recente nos Estados Unidos, comprovou que mulheres com anorexia nervosa tem altos níveis de gordura na medula óssea. O trabalho avaliou imagens de ressonância magnética do fêmur e da tíbia das voluntárias -40 garotas de 16 anos, sendo 20 com anorexia. Os resultados podem explicar por que pessoas com anorexia perdem massa óssea e podem sofrer fraturas e osteoporose.

Esses disturbios alimentares são muito comentados, mas você sabe qual a diferença entre eles? Veja abaixo as particularidades da Anorexia Nervosa e Bulimia Nervosa e saiba quais são os sintomas e tratamentos recomendados:

Anorexia nervosa
É um distúrbio alimentar resultado da preocupação exagerada com o peso corporal, que pode provocar problemas psiquiátricos graves. A pessoa se olha no espelho e se vê obesa, mesmo estando extremamente magra. Com medo de engordar, exagera na atividade física, jejua, vomita, toma laxantes e diuréticos. É um transtorno que se manifesta em mulheres jovens, embora sua ocorrência esteja aumentando também em homens.

Sintomas
•Perda exagerada de peso em curto espaço de tempo;
•Interrupção do ciclo menstrual e regressão das características femininas;
Atividade física intensa e exagerada;
•Depressão, síndrome do pânico, comportamentos obsessivo-compulsivos;
•Visão distorcida do próprio corpo.

Causas
Diversos fatores favorecem o aparecimento da doença: predisposição genética, o conceito atual de moda (que determina a magreza absoluta como símbolo de beleza e elegância), a pressão da família e grupo social e a existência de alterações neuroquímicas cerebrais.

Tratamento
A reintrodução dos alimentos deve ser gradativa. Às vezes, é necessária a internação hospitalar para que essa oferta gradual de calorias seja controlada por nutricionistas. Não há medicação específica para a anorexia nervosa. Medicamentos antidepressivos podem ajudar o tratamento de pacientes anoréxicos exige o trabalho de equipe multidisciplinar.

Bulimia Nervosa
Em pacientes com bulimia, não é a magreza que chama a atenção. Muitas vezes, são mulheres de corpo bonito, que cuidam dele de forma obsessiva. Estão sempre em dieta. De repente, ingerem uma grande quantidade de alimentos e depois vomitam para evitar o ganho de peso, tomam laxantes e diuréticos e fazem exercícios físicos.

Sintomas
-Ingestão exagerada de alimentos em curtos períodos de tempo sem o aumento do peso corporal;
-Vômitos auto-induzidos e uso de laxantes e diuréticos;
-Dietas severas e com perdas de controle que levam à ingestão compulsiva de alimentos;
-Distúrbios depressivos, de ansiedade, comportamento obsessivo compulsivo, e vêem seu corpo esquelético.

Causas
São as mesmas da Anorexia Nervosa

Tratamento
O tratamento da bulimia nervosa exige o acompanhamento de equipe multidisciplinar composta por médicos, psicólogos, nutricionistas. Medicamentos antidepressivos podem ser úteis. O diagnóstico da doença nem sempre é fácil, porque os sintomas não são evidentes como os da anorexia.

Fontes: Folha de São Paulo, 10/02/2010 e www.drauziovarella.com.br

Nenhum comentário :