quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

GRÁVIDAS... ATENÇÃO!

Estudo inédito feito pelo departamento de psicologia da Universidade do Arizona concluiu que a acupuntura pode ajudar a combater depressão em grávidas.

O tratamento com agulhas, nada doloroso, pode diminuir significativamente as dosagens de medicamentos antidepressivos.
Para elaboração do projeto, as gestantes foram divididas em três grupos: um tratado com acupuntura específica para a depressão, um com acupuntura "controle" (pontos não específicos) e um com sessões de massagem.

Os resultados mostraram que 63% das gestantes tratadas com acupuntura específica apresentaram melhora dos sintomas depressivos, contra uma média de 42% nos grupos de controle. Segundo os autores do trabalho, um grupo formado por psiquiatras, psicólogos e acupunturistas, o estudo indica que a acupuntura é um tratamento viável para a depressão durante a gravidez.

Fique atenta!!!

Por mais sensível que a mulher fica durante a gestação, é necessário que ela tenha acompanhamento médico ou até psicológico, visto que muitas vezes os sintomas são de depressão. Esta doença, bastante comum, não é dada tanta atenção para os sintomas na gravidez quanto ao pós-parto. Segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), a doença atinge mais de 10% das grávidas.

O trabalho sobre o uso de acupuntura para a depressão na gravidez traz boas perspectivas para o tratamento do problema. Os resultados mostraram que, embora não tenha havido absolvição completa da depressão, a acupuntura diminuiu os sintomas nas gestantes.

Nenhum comentário :