terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

MULHERES COM DEFICIÊNCIA TERÃO ATENDIMENTO ADAPTADO

São inúmeras as reivindicações de mulheres portadoras de necessidades especiais que têm grandes dificuldades em encontrar hospitais que oferecem atendimento adaptado, tanto em entidades públicas quanto particulares. Agora, a realidade de muitas delas pode mudar!

No Jornal Folha de São Paulo de hoje, 09, foi divulgado que a partir do próximo mês, o Hospital Municipal Maternidade-Escola de Vila Cachoeirinha (na zona norte de São Paulo), passará a oferecer atendimento especializado a mulheres com deficiência.

Segundo a publicação, o Hospital terá camas especiais para a realização de exames ginecológicos, um mamógrafo que permitirá a mulher submeter-se ao exame sem sair da cadeira de rodas, além de aparelhos para a transferência da paciente ao leito.

A iniciativa, inédita no Brasil, é da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, que arcou com metade dos gastos. Já o restante, foi obtido por meio de convênio firmado com o Ministério Público Federal para a conversão de multas de empresas que apresentam problemas nas cotas de emprego para deficientes em aparelhos adaptados para o hospital. Até agora, o investimento foi de R$ 500 mil.

Este é um importante passo para amparar as mulheres portadoras de necessidades que precisam de cuidados especiais. Para tanto, existe a preocupação em treinar e capacitar os profissionais de saúde do hospital e maternidade. Pensando nisso, a secretaria planeja criar um manual de procedimentos, com o objetivo de aborda aspectos comportamentais e morfológicos das pacientes deficiências.

A estimativa é que até o final de 2010, outros quatro hospitais das outras regiões da cidade (sul, leste, oeste e centro) recebam equipamentos adaptados para atendimento a deficiências.

Nenhum comentário :