sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

DIA NACIONAL DA MAMOGRAFIA!!!

Mulheres! Vocês podem não saber, mas hoje é um dia muito especial! Isso mesmo, 05 de fevereiro é a data em que comemoramos o Dia Nacional da Mamografia! Ela foi escolhida por marcar o dia de Santa Ágata, protetora das mamas e padroeira dos mastologistas.
A data foi estabelecida em 2009, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama. A doença é uma das principais causas de morte entre as mulheres em todo o mundo. Para tanto, se o câncer de mama for detectado logo no início, a paciente tem grandes chances de responder de forma significativa ao tratamento. Nestes casos, a estimativa é que a recuperação seja de até 95%. Por isso é extremamente necessário o acompanhamento médico para a realização da mamografia, exame este que toda mulher deve fazer.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é possível que o Brasil registre 50 mil novos casos de câncer de mama por ano. Em 2008, foi determinado que o Sistema Único de Saúde (SUS) ofereça o exame anualmente a todas as mulheres com mais de 40 anos.

CUIDAR NUNCA É DEMAIS...

É válido observar que alguns fatores de risco estão associados ao desenvolvimento do câncer de mama como: não ter filho e nem ter amamentado, casos da doença na família, ter menstruado muito cedo ou chegado à menopausa depois dos 55 anos, entre outros. Especialistas alegam que os principais sintomas do câncer mamário são nódulos no seio ou axilas, em alguns casos, dor mamária, alterações na textura e coloração da pele da mama e secreção das mamas. Por isso, fique atenta! Se você apresenta ou apresentar alguns sintomas como estes, procure imediatamente orientação médica. Saúde sempre em primeiro lugar!
Aproveito a ocasião para fazer um apelo: abrace este causa contra o câncer de mama!Fale com suas amigas, vizinhas, primas e tias... Divulgue essas informações, pois, quanto mais pessoas atentas e informadas, certamente menos casos da doença serão registrados. Uma iniciativa simples pode mudar o destino de inúmeras mulheres e até salvar vidas! Seja cidadã e faça a sua parte!

Nenhum comentário :