quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Acompanhe... e participe!!!!!!!!

Sem sombra de dúvidas, o Brasil é um país onde existe forte espírito de solidariedade entre as pessoas. Atualmente é possível perceber o quanto tem aumentado de forma significativa à promoção do voluntariado. E, como vereador e cidadão, busco conhecer e acompanhar de perto trabalhos de ONG’s e Associações que têm como missão zelar pelos valores universais, garantidos e assegurados a todo cidadão. Por isso, deixo aqui registrada a nobre ação promovida pela Organização para Produção e Democratização de Informação “Canto Cidadão”. Certamente, iniciativas como esta são de vasta importância para estimular o exercício da cidadania em nossa sociedade.

PROGRAMA "BRINCAR É CUIDAR" TREINA VOLUNTÁRIOS PARA BRINQUEDOTECAS DE UNIDADES DE SAÚDE

A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e o Canto Cidadão - organização social que atua com voluntariado na área da saúde - estabeleceram uma parceria, há mais de dois anos, para captar, treinar e supervisionar voluntários para atuação nas brinquedotecas instaladas em unidades de saúde da cidade, tantos as de pequeno porte quanto as localizadas em hospitais.

Desde então, centenas de voluntários já foram treinados, mas ainda existem muitas vagas a serem preenchidas, especialmente nas UBSs, as Unidades Básicas de Saúde, localizadas em dezenas de bairros.

O papel do "Encantador", termo utilizado para definir este voluntário, é estar presente uma vez por semana ou quinzenalmente (durante quatro horas) na brinquedoteca, recebendo as crianças que estão sendo atendidas ou estão acompanhando seus familiares. O voluntário utilizará o espaço para propor jogos e brincadeiras, assim como estimulará a leitura e reforçará valores humanos positivos. Desta forma, a criança terá uma passagem mais tranquila pela unidade de saúde, par benefício de todos.

Com o objetivo de ampliar o número de participantes, o Canto Cidadão está realizando treinamentos nas próprias unidades, convidando moradores da comunidade para participar. O treinamento é gratuito, tem nove horas de duração e é dividido em três encontros, sendo realizado normalmente na própria unidade de saúde.

Para saber mais e participar, o interessado pode acessar www.cantocidadao.org.br, enviar um e-mail para info@cantocidadao.org.br ou ainda ligar para (11) 3667-0167 em horário comercial. É fundamental informar em qual região da cidade o interessado mora, para que o Canto Cidadão o informe quando o treinamento na unidade de saúde mais próxima for acontecer.

Nenhum comentário :