segunda-feira, 10 de agosto de 2009

VEREADOR PAULO FRANGE PARTICIPA DE LANÇAMENTO NO PARQUE DO CARMO

Ontem, dia 09, no Parque do Carmo, em São Paulo, autoridades reunidas lançaram a pedra fundamental do Pavilhão Krajcberg, que contará com espaços destinados à educação ambiental, à reflexão e à contemplação da natureza presente no local. O projeto prevê um espaço extremamente arrojado do ponto de vista arquitetônico e, tem previsão de inauguração para 2010. O pavilhão é uma homenagem ao artista plástico Frans Krajcberg, polonês radicado no Brasil, e reservará uma área dedicada às suas obras e seus ideais de preservação. A cerimônia de lançamento contou com a presença do prefeito Gilberto Kassab, do secretário municipal de cultura Carlos Augusto Calil, secretário do verde e meio ambiente, Eduardo Jorge, Subprefeito de Itaquera Laert de Lima, Vereador Paulo Frange, outros vereadores da região e comunidade local.

É o fim do impasse por ter Krajcberg, seu acervo, recusados pelo Ibirapuera e, o início de uma história que marca presença na Zona Leste, longe das picuinhas, intolerância e das liminares da justiça que impediu a instalação dessas obras no Pavilhão ao lado do Viveiro Manequinho Lopes. Perde o Ibirapuera, ganha Itaquera e todos os paulistanos apaixonados por aqueles cuja paixão de vida é a dedicação a causa pública, tão importante como o meio ambiente.

Com orçamento previsto de R$ 5,5 milhões, o projeto prevê um edifício de 1.650 metros quadrados que abrigará pelo menos 30 esculturas em madeira do artista. Ele será dividido em dois blocos: um receberá exposições e outro servirá de apoio. Uma área será reservada para receber uma exposição de fotografias de Frans Krajcberg, registrando a destruição da natureza, além de um espaço de sensibilização com cheiros e sons da mata. Dinamismo e a interatividade serão características bem marcantes aos visitantes. Pelos quatro cantos do Parque do Carmo será possível a visualização das artes dentro do Pavilhão. Será um belíssimo projeto incorporado em um dos mais lindos parques de São Paulo. Uma grande conquista para o turismo, o lazer e entretenimento. É a integração dos parques levando a cultura para o cotidiano das crianças, jovens e adultos.

No bloco de apoio ficarão a biblioteca e sala de projeções, além de áreas de manutenção, setor administrativo e banheiros. A laje deste bloco servirá como um mirante de observação do parque. Serão realizados ainda workshops e palestras sobre educação com ênfase na sensibilização ambiental, agregando ao projeto conceitos e dispositivos capazes de evidenciar a relação entre arte e meio ambiente.

Um dos momentos mais importantes da cerimônia foi a entrega de Título de Cidadão Paulistano a Frans Krajcberg, um reconhecimento de São Paulo num ato que o registra como um paulistano como todos os que nasceram aqui.

Um pouco mais do artista... Nascido em 12 de abril de 1921 na cidade de Kozienice, na Polônia, e naturalizado brasileiro, Frans Krajcberg é pintor, escultor, gravador e fotógrafo. O artista é uma referência por sua consciência ambiental, principalmente por sua relação com a Amazônia, num período em que pouca gente se dedicava a explorar esse tema. Atualmente, o artista tem se dedicado à fotografia. Krajcberg está no Brasil desde 1946 e não se cansa de emocionar a cada vez que fala da importância de estar no Brasil e viver brasileiro.


Vereador Paulo Frange junto com diretores de parques de outras regiões de São Paulo, entre eles, da Aclimação, Raposo Tavares e Parque do Carmo.



Nenhum comentário :