sexta-feira, 28 de agosto de 2009

REMÉDIO PODE PERDER SUA AÇÃO SE INGERIDO DE FORMA INCORRETA

O uso de medicamento, seja ele qual for, deve sempre ser sob prescrição médica. Cada paciente precisa de tratamento específico que somente o médico pode indicar. Para tanto, a automedicação é um sério problema. Este hábito pode colocar em risco a saúde do doente, uma vez que, a utilização incorreta e desnecessária do remédio pode causar uma série de efeitos colaterais e até intoxicação.

Médicos e Farmacêuticos alertam ainda, sobre um outro cuidado necessário no manuseio dos medicamentos. O ato de triturar, partir ou tomar a droga com refrigerante, leite ou suco pode interferir no processo de absorção no organismo humano, como também potencializar ou reduzir seu efeito. Podemos citar como exemplo as cápsulas, nas quais muitas pessoas têm o costume de abri-las e retirar o conteúdo envolvido pela membrana para facilitar a deglutição. O problema é que uma cápsula pode ser desenvolvida para não sofrer alteração nas suas verdadeiras funções dentro do organismo e, ao adotar este procedimento, o medicamento pode perder suas propriedades e, consequentemente, o efeito não será conforme o esperado.

Em alguns casos, o processo de degradação do comprimido pode tanto retardar quanto acelerar sua absorção. Cada comprimido é planejado para ter um tempo de atividade e assimilação no corpo. Qualquer tipo de modificação na estrutura do medicamento ou a quebra do revestimento, pode desregular seu mecanismo ativo. O mais indicado para quem não consegue ingerir o remédio inteiro, é procurar outras opções líquidas, como em gotas ou xaropes.

Portanto, fica aqui um alerta: observe seu corpo. Caso apresente algum desconforto, dores persistentes a ponto de perceber que algo não está normal, procure, imediatamente, um médico. Evite ao máximo ingerir medicamentos sem a orientação médica, pois é este o único profissional apto a receitar um tratamento a ser seguido. Sem dúvida, a saúde humana é primordial e deve ser motivo de atenção! Cuidar e zelar por ela nunca é demais.

Nenhum comentário :