segunda-feira, 31 de agosto de 2009

SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE OFERECE ATENDIMENTO PARA QUEM DESEJA PARAR DE FUMAR

No último sábado, 29, comemoramos o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Data esta de suma importância para conscientizar fumantes e não fumantes sobre os malefícios e danos que o cigarro trás à saúde. Dependência ao cigarro é uma doença, porém, ela tem cura. E, para quem deseja parar de fumar, uma boa notícia: a Secretaria Municipal da Saúde fornece auxílio às pessoas que querem abandonar o cigarro através de atendimento, acolhimento e tratamento ao tabagista.

Para tanto, no serviço de controle de dependência a nicotina são oferecidos grupos terapêuticos, trabalhos corporais, atividades físicas, práticas da medicina tradicional chinesa e, em alguns casos, ajuda através da psicoterapia. Contudo, a forma específica do tratamento será estabelecida de acordo com o nível de dependência do fumante. Conforme diretrizes do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no processo de tratamento é valido, sempre que possível, evitar a medicação, uma vez que esta só pode ser usada em casos mais graves.

Ao todo, são 14 unidades de atendimento, habilitadas pelo Ministério da Saúde, que atuam com abordagem intensiva ao dependente da nicotina. Desde então, a Rede Municipal passa por um processo de estruturação e consolidação no atendimento ao fumante e, em todas as 420 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) é realizada a abordagem inicial, na qual os fumantes são orientados sobre o tratamento, bem como sobre os problemas que o tabagismo crônico oferece.
O cigarro é extremamente prejudicial aos seres humanos, tanto para quem fuma quanto para os que aspiram a fumaça do tabaco. A fumaça aspirada pelo não-fumante apresenta níveis até oito vezes maiores de monóxido de carbono, o triplo de nicotina, e até cinqüenta vezes mais substâncias cancerígenas que a fumaça tragada.
Pesquisas nacionais e internacionais indicam que os fumantes passivos têm um risco 23% maior de desenvolver doença cardiovascular e 30% mais chances de ter câncer de pulmão. O mais preocupante é que as crianças expostas à fumaça podem desenvolver doença cardiovascular quando adultas, além de infecções respiratórias e asma brônquica. Por isso, se você realmente pretende abandonar o cigarro, procure uma das Unidades Básica de Saúde mais próxima de sua residência. Certamente, nesta luta contra o cigarro, é sempre válido conhecer as formas de tratamento, pois, com muita força de vontade, seriedade e determinação é possível curar este vício.

Nenhum comentário :