segunda-feira, 23 de março de 2015

VER. PAULO FRANGE DIZ QUE A CRIAÇÃO DA SUBPREFEITURA DO JARAGUÁ É ALGO A SER CONSIDERADO


A participação popular marcou a sessão do “Câmara no seu bairro”, de Pirituba, com 700 participantes, no sábado, dia 21/março/2015, destacou o vereador Paulo Frange, um dos 15 vereadores presentes nessa terceira sessão do programa, e que aconteceu no CEU Pera marmelo, Jaraguá e que discutiu as questões ligas aos distritos Pirituba, Jaraguá e São Domingos, com predominância de moradores do Jaraguá, a maioria, exigindo mais investimentos no bairro e cobrando serviços de qualidade por parte da Prefeitura e também do governo do Estado. A questão da locomoção, ruas estreitas, ônibus e trens em péssimas condições e a falta de segurança foram queixas ouvidas, mas também a falta de médicos e de mais saúde no geral, também foram ouvidas.
José Garcia de Souza, coordenador do Conselho do Conselho Participativo da Subprefeitura local fez a colocação mais radical, ele quer a subdivisão da região administrada da Subprefeitura de Pirituba/Jaraguá em duas, uma exclusiva para a o Jaraguá, no que foi apoiado pela plateia, em peso. Garcia diz que somente assim os serviços públicos poderão melhorar, já que os problemas apontados são em todas as áreas.
O vereador Paulo Frange acredita que a proposta de criação da Subprefeitura Jaraguá deveria ser estudada pela Prefeitura, já que o distrito está em franca expansão e acumula muitos problemas de muitos anos e precisaria ter assim uma atenção maior.
Cleusa Camargo, moradora de um conjunto Brasilândia 2, em Taipas, acredita que essa divisão será benéfica, já que o distrito Pirituba é sempre mais valorizado. “Acho uma boa porque com isso a população pode ser mais bem atendida. Nas reuniões, as autoridades acabam sempre dando mais atenção a Pirituba e temos muitos problemas no Jaraguá”, afirma a presidente da associação deste Conjunto.
Hoje, a subprefeitura de Pirituba/Jaraguá abrange três distritos: São Domingos, Pirituba e Jaraguá. O bairro de Parada de Taipas, por exemplo, está localizado no Jaraguá, que tem uma população de mais de 200 mil pessoas.
O subprefeito de Pirituba-Jaraguá, Carlos Eduardo Diethelm, afirmou ter certeza de que o Executivo levará em consideração a proposta “Essa divisão vai ser algo que vai acabar acontecendo uma hora”, disse.

MORADORES DESCREVEM OS PROBLEMAS 

- Jaraguá tem praças abandonadas e falta lazer ao bairro, e em uma delas teve até os equipamentos de ginástica retirados – da moradora Elaine.

- A região precisa ter mais autonomia regional e até eleição para subprefeito, do morador Ademir.

- A criação de centro voltado para o idoso que estava no plano de metas da prefeitura, pediu a moradora Neide.

- Cumprimento de demandas voltadas para o doso e a construção de uma Casa de Cultura, pediu Sueli, conselheira participativa.

- Construção de uma estátua do Apóstolo Paulo no Pico do Jaraguá, que tem projeto nesse sentido da época de Adhemar de Barros, pediu Wilson de Castro.

- Queixas sobre a Vila Aurora, “que não tem melhorias públicas”, pediu a regularização do bairro, posto de saúde e mais segurança, Jersy, dona de casa.

- O que fazer com os focos de mosquito da dengue, não há instruções nem de como agir, afirmou a senhora Carmosina.

- Uma gestão descentralizada é bem melhor, disse Miguel Lima, que criticou a situação das subprefeituras hoje.

- A Subprefeitura hoje está travada disse o morador Lindomar, é preciso ter um representantes da população oficialmente constituído na Subprefeitura.

- A jovem Maria Gabriela Janote, de 17 anos, criticou a falta de policia no Jaraguá. Disse que as carências são múltiplas, como a faltade calçadas, de faixas para pedestres, transportes deficitários etc.

- A professora Sônia criticou “abandono” de Taipas pelo poder público e desrespeito para com moradores da Cohab, que impondo um “esquema marginal, de bandido” para negociar valores das prestações.

- Julieta do Movimento de Moradia, que isenção de IPTU para entidades sociais.

- a ex-vereador Lida Corrêa, reivindicou o alargamento das vias, como a Av. Raimundo, casa de cultura e renegociação da dívida da Prefeitura.

- Vários moradores se queixaram da dengue e da falta de atenção. Kátia Prandini afirmou que a dengue está matando. Disse que só tem vista atenção do chefe de Gabinete, Alex Sander e vereador Paulo Frange.

- Joao Silva Gomes disse que o Jaraguá abandonado, não tem uma via de acesso boa sequer.

- A jovem Mariana Conceição, de 18 anos, disse que falta de tudo e que os jovens não tem o que fazer. “Não tem Casa de Cultura, nada e jovem têm que pular o portão da escola para jogar bola no fim de semana”. 

- A professora Soraia Zanzine, fez defesa da atual gestão e a da ex-prefeita Marta Suplicy, mas foi vaiada ao defender a festão da presidenta Dilma.

- Adelina Gomes do CDHU Brasilândia 2 disse que os 23 mil habitantes locais não são considerados e que a UBS prometida continua no papel e o local está servindo de estacionamento de caminhão; e que o prometido CEU de Taipas não aconteceu. “Lá a gente abraça o povo no ombro, não tem Emef, UBS, nada”.

- Roberto Ribeiro, denunciou que jovens estão morrendo nas periferias e a maioria é de jovens negros, entre 15 e 29 anos.

- Evandro de Matos, geral diz que o Jaraguá recebe só resto, até o asfalto, o que vem é raspa de freza.

- Cigildes disse que ocorre invasões de áreas verdes, as calcadas estão tomadas pelo mato e o alargamento da avenida Jafett ficou no papel.

- Léo Onada, descreveu problemas gerais e citou que o Viaduto Jaraguá não foi terminado e que o Parque Pinheirinho d’água está abandonado.


Nenhum comentário :