quarta-feira, 12 de novembro de 2014

PLANO DE DESENVOLVIMENTO E OCUPAÇÃO ORDENADA


Os estudos realizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e SP Urbanismo apontaram a necessidade de nova ubdivisão destas áreasem duas Operações Urbanas. Essas Operações Urbanas Consorciadas tem como principal objetivo promover o adensamento dessa porção da região central e contribuir para a reversão do movimento de espraiamento que ocorreu na capital (crescimento das áreas periféricas em detrimento do adensamento habitacional na região central). Isso é considerado primordial pela Prefeitura porque equilibra a relação emprego/moradia) e provoca a diminuição do chamado movimento pendular (deslocamento de moradores da periferia para o centro - local de trabalho — e seu retorno à periferia).

A implantação do sistema de alta capacidade subterrâneo sobre trilhos também permitirá um maior adensamento em porções do território. Apesar de sua importância reconhecida, a ferrovia constitui uma barreira física e seu rebaixamento possibilitaria que áreas hoje com baixa densidade populacional possam ser melhor aproveitadas.

A Operação Urbana Consorciada Mooca-Vila Carioca compreende a porção leste do centro expandido da cidade de São Paulo, cujas estrutura urbana e paisagem são determinadas pela várzea do Rio Tamanduateí, pela ferrovia e pela Avenida do Estado. Esta operação urbana está dividida em seis setores, com características muito diversificadas, destacando-se as colinas do Ipiranga e Mooca como áreas de ocupação mista e maior dinâmica urbana e uma grande área com ocupação predominantemente industrial que domina a várzea e lhe proporciona características singulares de volumetria e conjunto.

O foco da intervenção está na qualificação deste território por meio da intensificação de sua ocupação, com a melhoria das condições de mobilidade, superando as barreiras do eixo ferroviário e da Avenida do Estado, e buscando melhorar a relação da cidade com o rio por meio de novas “frentes urbanas fluviais”, soluções estas integradas com o aumento de áreas públicas e verdes e aprimoramento do sistema de drenagem.

Nenhum comentário :