sexta-feira, 25 de julho de 2014

VER. PAULO FRANGE ENTREGA À SENADORA ANA AMÉLIA SUGESTÕES PARA AGILIZAR PESQUISA MÉDICA NO BRASIL


A senadora pelo Rio Grande do Sul, Ana Amélia (PP), participa de reunião com o vereador Paulo Frange (PTB) e integrantes do FOCEP – na tarde desta sexta-feira, dia 25/julho/2014, na Câmara Municipal de S. Paulo. O objetivo é entregar à Senadora sugestões colhidas em Audiência Pública, realizada em abril último, com contribuições à discussão nacional que a Senadora coordena em Brasília, visando à desburocratização e agilização na liberação de pesquisas com seres humanos no Brasil, por parte do órgão responsável no Ministério da Saúde.
A Senadora afirmou que, na Austrália, a liberação para início de uma pesquisa clínica é de 30 dias, no vizinho Chile isso ocorre em quatro meses. É inconcebível que demore um ano, um ano e meio, no Brasil.
Afirmou ainda que esse “travamento” impede avanços importantes no tratamento de doenças e descoberta de novos remédios. O Brasil perde terreno nessa área, sendo que tem excelência na área médica.
A senadora Ana Amélia disse ter ficado gratamente surpresa com a iniciativa do vereador Paulo Frange, de ter avançado nessa discussão em São Paulo e pelas sugestões apresentadas. Afirmou que gostaria que Frange estivesse na Câmara Federal para ajuda-la a avançar nessa discussão, em Brasília.
Sobre a discussão do tema que coordena em Brasília é algo que interessa ao paciente, pois quanto mais pesquisas realizadas, mais possibilidades de um portador de doença rara ganhar tempo de vida. Disse que é legitimo os laboratórios e pesquisadores obterem lucro com novos medicamentos, mas a discussão que promove é do ponto de vista e interesse do portador de doenças ainda sem cura.

Nenhum comentário :