quinta-feira, 17 de julho de 2014

ENTENDA O QUE CEPAC - DE ONDE VIRÁ O RECURSO PARA A CONSTRUÇÃO DA PONTE DE PIRITUBA E OUTRAS MELHORIAS


O Cepac é um instrumento de captação de recursos para financiar obras públicas. O investidor interessado compra, da Prefeitura, o direito de construir além dos limites normais em áreas que receberão ampliação da infraestrutura urbana – no caso, a área é na Água Branca/ Barra Funda, entre a Marginal Tietê e a linha férrea, que será adensada, ou seja, a Prefeitura vai vender o direito do setor imobiliário construir ali acima da altura permitida em lei.

Com parte destes recursos será erguida a Ponte de Pirituba, que está garantida na Lei - e que assim ocorreu por articulação do vereador Paulo Frange (PTB) junto a Fernando Haddad Prefeito.

A emissão de Cepacs é regulada e fiscalizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), e esses títulos podem ser negociados no mercado secundário pela BM&FBOVESPA.

Outra importante característica dos Cepacs é que os recursos só podem ser usados em obras específicas. O dinheiro é separado do caixa da Prefeitura, assim, além de constituir uma forma de diversificação nos investimentos, os Cepacs contribuem para o desenvolvimento do mercado imobiliário local e garante o recurso especificamente para determinadas obras, como o caso da Ponte e de outras obras previstas.


Esse mesmo tipo de operação foi usado na Operação Águas Espraiadas e garantiram a construção da Ponte estaiada, na Zona Sul da Cidade.

Nenhum comentário :