quinta-feira, 22 de maio de 2014

VER. PAULO FRANGE FALA SOBRE AS IMPLICAÇÕES DO SEDENTARISMO E SOBRE O SEU PL “OBESIDADE ZERO”




O vereador Paulo Frange foi entrevistado hoje ao vivo pela TV Câmara no Jornal da Câmara, onde falou do seu Projeto de Lei Obesidade Zero, que combate o sedentarismo e alimentação inadequada, a partir da infância e da escola, e que envolve um trabalho integrado das Secretárias de Educação e Saúde e inclui também a necessidade de se ter nutricionistas na Unidade Básicas de Saúde.

Frange disse que hoje na sala do pediatra não se mede e pesa mais as crianças; a alimentação nas cantinas é inadequada - assim como a merenda na rede pública. “Não há porque servir achocolatados na merenda escolar ou se vender coxinha nas cantinas das escolas” – alimentos altamente calóricos/ gordurosos.

O vereador explicou que a obesidade aumenta o risco de doenças cardiovasculares, sem falar do risco maior, de câncer, diabetes e aumento do colesterol.

Sobre o seu PL, Frange disse que hoje o enfarto aumentou muito, principalmente entre as mulheres. Quando iniciou na medicina, há 35 anos, para seis homens infartados tinha uma mulher, hoje está empatado, não há mais diferença. A vida sedentária, a alimentação na rua e inadequada são as principais causas.

Do Seminário sobre o PL Obesidade Zero de que organiza, o vereador disse que ele discutirá com especialistas e público-alvo, professores, nutricionistas e interessados, o tema e implicações da obesidade. Acontece na sexta-feira, dia 23/maio/2014, das 9 às 13 horas.


Sobre o PL, afirmou que ele tramita nas Comissões da Câmara e só falta passar pela Comissão de Finanças, onde deverá ser aprovado e, finalmente, ir à votação no Plenário. O projeto utilizará os serviços públicos já existentes e não prevê novas despesas

Nenhum comentário :