segunda-feira, 25 de novembro de 2013

DIA DO CAPELÃO, INSTITUÍDO PELO VER. PAULO FRANGE, É COMEMORADO

Pastor Micmás Pereira e Ver. Paulo Frange
AS FUNÇÕES SOLIDÁRIAS DA CAPELANIA SÃO EXALTADAS PELO VER. PAULO FRANGE EM EVENTO NA CÂMARA MUNICIPAL

O vereador Paulo Frange presidiu a Sessão Solene em homenagem o Dia do Capelão, que aconteceu na noite fria e chuvosa de segunda-feira, dia 25/nov.2013, no Salão Nobre da Câmara Municipal. A data foi oficializada há 11 anos por Frange, que definiu o dia 30 de novembro como a data oficial para lembrar e exaltar essa função, ainda voluntária, pouco conhecida, mas muito importante.


O vereador explicou que a capelania é exercida não apenas em cemitérios, mas em diversos âmbitos, de aeroportos a grandes eventos, ou em qualquer local onde se faça necessário uma palavra de consolo e amparo espiritual, geralmente em horas difíceis ou de solidão. Trata-se de uma atividade exercida de forma voluntária, mas que exige preparo e certa aptidão.

O pastor e capelão Micmás Pereira é um dos entusiastas da capelania e um dos homenageados pelo vereador Paulo Frange. Micmás afirmou que a prática da capelania, para muitos, é uma prática anônima, com atuação nos bastidores, mas, ressaltou, que todas as pessoas têm compromisso com a capelania, pois qualquer um que se disponha, pode e deve ser um capelão, aprendendo a ouvir e a falar de forma assertiva, quando há necessidade de apoio espiritual a outrem em momentos de aflição ou perda.

O vereador Paulo Frange fez saudação especial a Micmás Pereira pelo apoio ao Dia da Capitania e pelo capricho com que atua – “pois tudo o que faz é muito bem em feito”, disse. O pastor é um batalhador da capelania e parceiro do vereador Paulo Frange na realização da sessão solene do Dia do Capelão, há 12 anos.

Frange lembrou, ao discursar, que a proposta de criação do Dia do Capelão foi difícil, pois pouca gente sabia do que se tratava.
- Era uma curiosidade só, naquele momento, se conhecia capelania em cemitérios e em hospitais e nada mais, disse... Tinha que explicar o que era capelania no âmbito militar, escolar e no esporte.

- Enfim, capelania é como saúde, quando não tem, faz uma grande falta – disse o vereador Paulo Frange, lembrando desta atividade.
O capelão participa e divide a dor com pessoas que estão em momentos de sofrimento, geralmente, na hora de uma perda de um ente querido ou mesmo quando em viagem, na solidão de um aeroporto, ou mesmo em um grande evento, onde alguns se sentem perdidos e fragilizados.

-Estamos trabalhando pelo reconhecimento do capelão e da capelania como uma atividade profissional. Finalizou Frange.

HOMENAGEADOS
O vereador Paulo Frange homenageou com diploma de mérito as seguintes pessoas que se destacaram no apoio e colaboração para com a capelania em nossa cidade.

- ANTONIO CARLOS NOGUEIRA
- DANILLO SCARPELLI DOURADO
- KEILA FERREIRA
- ELI FERNANDES DE OLIVEIRA
- VALDIR BONETTI
- FABIANO SOUZA SANTANA
- LEVI SILVESTRE
- DAVID SALVIANO DE SOUZA
- ADRIEL DE SOUZA MAIA
- EVANDRO TEIXEIRA ALVES
- ALEXANDRE MARCONDES TERRA
- ARLINDO COSTA
- EVALDO JANSON KRIGER
- DAYAN ALENCAR
- ELIAS EGÍDIO DE MOURA
- TÉRCIO SÁ FREIRE DE OLIVEIRA
- SHIN NAGUMO
- ROGÉRIO BARRIOS
- REGINA M. O. MONTEIRO
- ELCIO LUIZ FIGUEIREDO
- ODAIR BRUZOS
- VALDIR FERRAZ

O Vereador Paulo Frange homenageou também o CAPELÃO MICMÁS PEREIRA com uma placa alusiva ao Dia do Capelão.

Conheça mais sobre Capelania

Nenhum comentário :