quarta-feira, 25 de setembro de 2013

VER. PAULO FRANGE, LEVA COMUNIDADE DA ZONA NOROESTE, EM ESPECIAL PIRITUBA, REPRESENTADA PELA AZON, REPRESENTADA POR CLETO VITOR E OUTROS LÍDERES, PARA PEDIR AO PREFEITO HADDAD QUE AGORA É A HORA DE CONSTRUIR A PONTE DE PIRITUBA


Foto: Cláudia Martins 
Confira o Ofício ao Ilmo. Sr Prefeito do Município de São Paulo
Fernando Haddad na integra.

O “Movimento Ponte Pirituba ” é uma revindicação da região Noroeste de São Paulo, em especial de Pirituba, iniciado em 21 de maio de 1991, bandeira de luta da comunidade e da AZON - Associação Zona Oeste e Noroeste de Futebol de Várzea.

Em 1970 com as obras da Marginal Tiete, foi demolida a ponte da Estrada Velha de Campinas, atual Avenida Raimundo Pereira de Magalhães que ligava Pirituba à Lapa.

Essa, apesar de ser uma ponte de madeira, servia pedestres e veículos, numa época de movimento muito menor que os dias atuais.  Em 1972 foi aprovado um projeto de lei que previa a construção de um viaduto/ponte no mesmo local, e que foi arquivado em 1981.

Em 21 de maio de 1991, através do ofício 08/91 pelo MPC (Movimento Político Comunitário), reivindicamos a Prefeita Luiza Erundina a construção de um viaduto ou ponte, uma vez que havia grande crescimento populacional, com o desenvolvimento industrial e comercial comprovado com pesquisas realizadas pela própria administração municipal. A qualidade de vida dos moradores foi piorando com dificuldade cada vez maior para acessar a zona oeste da cidade, ou para se dirigir até o centro da cidade.

Desde essa época, inúmeras foram às tentativas, bem como inúmeras foram às promessas de que teríamos uma ponte integrando Pirituba à Lapa.

Para nossa alegria, vimos nosso pleito no Plano do Governo Haddad, atual administração, que elencou a ponte de Pirituba entre as suas prioridades.

Temos acompanhado as dificuldades orçamentárias do município, e conhecemos essa tramitação, que é sempre longa e penosa.

No final de Dezembro de 2012 tomamos conhecimento do PL 505/2012, que trata da revisão da Lei da Operação Urbana Água Branca.

Participamos de algumas Audiências Públicas e nos surpreendeu a criação do perímetro expandido da operação que contemplava a Freguesia do Ó, Limão, Casa Verde, Santa Cecília, Bom Retiro, Perdizes, Lapa e Consolação, ficando a região de Pirituba excluída dos benefícios, gerados com a venda de CEPAC’s.

Agora, compreendendo mais a importância da aprovação do PL 505/2012, vimos solicitar de vossa excelência, bem como transmitir aos Vereadores da Câmara Municipal de São Paulo nosso anseio no sentido de ampliar o Perímetro Expandido dessa OU, incluindo a região da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães para que possamos ser contemplados com uma obra de transposição, Pirituba – Lapa, que passaria sem dúvida, a ser o mais importante eixo Noroeste/ Oeste.

Temos certeza, de que os recursos oriundos da venda dos CEPAC’s da Operação Urbana Água Branca, irão beneficiar a região da Água Branca , bem como seu Perímetro Expandido, gerando Habitações de Interesse Social, com obras de drenagem e tratamento até as cabeceiras dos córregos e rios. Isso naturalmente aumentará o numero de pessoas que necessitarâo cruzar o Rio Tiete para trabalhar na região Oeste, que hoje já é muito grande, sabiamente por ser essa uma região geradora de emprego,perdendo apenas para o Centro da Cidade, conforme vimos numa apresentação recente feita pelo Secretário de Planejamento Urbano de São Paulo.  

Por fim, acreditamos estar construindo não só uma ponte, mas amenizando o sofrimento de uma população que já se manifesta por mais de duas décadas com abaixo-assinados, visitas à gabinetes de Vereadores, Deputados, Secretários, Prefeitas e Prefeitos e até Ministério Público.

Senhor Prefeito Fernando Haddad, deixamos em vossas mãos a materialização de um sonho nosso e de toda uma região. Dessa vez, com muita expectativa, pois nunca estivemos tão perto de transforma-lo em realidade.  

Cordialmente,
AZON - Associação Zona Oeste e Noroeste de Futebol de Várzea
Movimento Ponte do Pirituba Já

Nenhum comentário :