sexta-feira, 5 de julho de 2013

FÓRUM DE EDUCAÇÃO INFANTIL INSTITUÍDO PELO VER. PAULO FRANGE DISCUTE RECESSO DE JULHO

Foto: Cláudia Martins
A Assembléia Extraordinária do Fórum de Educação Infantil (FEI), realizada nessa quarta-feira, dia 3/julho/2013, tratou exclusivamente do impasse gerado por portarias e comunicados da Secretaria de Educação que tratam da abertura das CEI’s – Centros de Educação Infantil – no recesso de julho, em contrariedade ao que é garantido pela Lei 15.625, de 19/setembro.2012. 

O FEI é uma iniciativa do vereador Paulo Frange, Líder do PTB na Câmara Municipal, e foi criado no âmbito desta Casa, onde funciona através de encontros mensais ou extraordinariamente quando necessário. Agrega os CEI’s (creches) tercerizados e parceiros da Prefeitura Municipal de S. Paulo e que são administrados por entidades populares e organizações sociais.

IMPASSE
A Secretaria da Educação publicou, em 20/junho.2013, um “Comunicado”, onde era determinado que a CEI’s (creches) deveriam inscrever quais mães/crianças iriam utilizar o serviço no recesso; depois editou uma Portaria (5.968), em 12/Nov.2013, onde era determinado que as crianças seriam atendidas em polos e não em todas as unidades, com reedições posteriores.

A última Portaria (3.752) da Secretaria Municipal de Educação, de 1/julho/2013, diz que cada CEI, agora, tem que se organizar “e assegurar atendimento ininterrupto às crianças que comprovadamente necessitarem”, com a convocação de professor em número suficiente para o atendimento. Isso sem pagamento extra.

O Fórum, diante do impasse (Lei/Portaria) deixou a critério de cada entidade atender ou não à Portaria – mas que, no entender do Jurídico, não tem a retaguarda da Lei – que, essa sim, garante o recesso de julho. Enfim, permanece o impasse.

Nenhum comentário :