segunda-feira, 24 de junho de 2013

VER. PAULO FRANGE PRESIDE FÓRUM (FOCEP) DE ÉTICA EM PESQUISA, QUE RECEBEU COORDENADOR NACIONAL

Foto: Cláudia Martins

O vereador Paulo Frange presidiu trabalhos do FOCEP – Fórum dos Conselhos de Ética em Pesquisas – ocorrido nesta quinta-feira, dia 20/junho/2013, no Salão Nobre da Câmara Municipal de S. Paulo, com a presença do Dr. Jorge Venâncio, coordenador CONEP – Conselho Nacional de Ética em Pesquisas, do Ministério da Saúde.

Pela primeira vez, um coordenador do Conselho Nacional de Ética em Pesquisas participou, na Câmara Municipal, de um encontro com Fórum desta natureza, cuja finalidade foi apresentar os problemas atuais de pesquisa em São Paulo e no Brasil para o coordenador nacional, que recentemente assumiu essa importante missão.

Depois de vários problemas apresentados e de inúmeras falas dos representantes do Fórum, Dr. Jorge Venâncio adiantou que existe hoje 600 projetos para serem aprovados no CONEP e que apenas 100 são aprovados por mês, isto porque há insuficiência de pessoal técnico e por outros problemas.

A partir de agora, afirmou, que fará mudanças para que o trabalho de aprovação seja agilizado e passe a ter uma produtividade de pelo menos 250 por mês – o que colocaria fim na fila dos projetos a espera de aprovação, em no máximo até o final do ano.

Foto: Cláudia Martins
Apresentou também a proposta de realização de cursos de reciclagem e de atualização para representantes e usuários do Conselho de Pesquisas e também a possibilidade de discutir no CONEP outras questões relevantes e de interesse dos pesquisadores em geral.

O vereador Paulo Frange declarou, ao final, que as questões que envolvem a ética em pesquisa, naturalmente é resultado do progresso da ciência e tecnologia. Razão pela qual, os debates éticos que envolvem pesquisas, sempre são acalorados. Outros tema dos debates foram a resolução 196 e a atual 466.

A Comissão Executiva do CONEP se encarregou de fazer um rol de sugestões, para que sejam apreciadas e atendidas pelo Conselho Nacional, visando a evolução da pesquisa no Brasil, de qualquer natureza e principalmente da Saúde.

Nenhum comentário :