segunda-feira, 27 de maio de 2013

VER. PAULO FRANGE PARTICIPOU DA “FESTA CIGANA DA FAMÍLIA SBANO”, CULTURA, COMIDA E ARTE CIGANA

Vereador Paulo Frange esteve presente na Festa Cigana da Família Sbano
O vereador Paulo Frange participou da Festa Cigana da Família Sbano, ocorrida no Clube CAASP (Clube da Aeronáutica), na Rua Heliodora, Santana, Zona Norte, no dia 25/maio/2013. Na ocasião foram arrecadados alimentos e agasalhos para a Ananke - associação séria e transparente, que faz um belíssimo trabalho junto ao acampamento de ciganos de Guarulhos e que promove a campanha de inverno "Quanto mais gente, mais quente".

O vereador Paulo Frange foi apresentado na festa por Adriana Sbano e saudou todo o povo cigano e em especial à Família Sbano, de quem é amigo há décadas. “ Está é uma festa maravilhosa, na data da comemoração da Padroeira dos Ciganos, Santa Sara Kali, com casa cheia e muita arte e alegria. Parabéns”, disse Frange.

“Não poderia deixar de agradecer à comunidade cigana reunida no CAASP, Zona Norte, em especial à família Sbano, amigos de mais de 30 anos. Agora é fazer mais encontros como esse e com a mesma qualidade e beleza”. O vereador Paulo Frange visitou todos os estandes – “e pude conhecer a arte e a cultura cigana e até tentei entender o significado das mandalas! Que maravilha de ensinamento, pois mistura arte com fé, religião, geometria, cromatologia, astrologia, e tantas outras artes! O máximo!”.

- “A Festa Cigana foi em honra à Santa Sara Kali e contou com apresentações culturais, como shows circenses, apresentações de danças, exposições e a presença de oráculos. Senti-me gratificado por participar deste grande evento, que se depender de nós se repetirá por outros bairros da Cidade”. Disse Paulo Frange.

FAMÍLIA SBANO


Com um folclore rico e variado, a Família Sbano apresentou músicas e danças interpretadas por ciganos húngaros, russos, espanhóis, romenos e árabes – um trabalho único, pela variedade e autenticidade. Esse mesmo grupo, formado por ciganos autênticos, foi escolhido para representar o Brasil no Festival Internacional Cigano “Khamoro 2002” – Praga (República Tcheca), apresentando shows e administrando palestras. Teve também uma música incluída na trilha sonora da novela “Explode Coração” de Glória Pérez, exibida pela TV Globo, em 1996.

A Família Sbano é de origem cigana que se incorporou aos circos e tornou-se circense em fins do século 19. Os pioneiros  iam do Rio a São Paulo, "mascateando, vendendo e parando nas fazendas e trabalhando, fazendo os tachos e alambiques, e ia embora. Depois entramos no circo e viramos artistas”.  Contou ao site da família Zurka Sbano, da terceira geração, já falecido.

Além de artistas circenses se dedicaram ao circo-teatro, trabalhando por anos no TBC. Quando o teatro deixou de fazer parte do espetáculo do circo, a Família Sbano voltou a fazer números circenses.

Nenhum comentário :