domingo, 22 de julho de 2012

Vereador Paulo Frange, em comemoração aos 90 anos da Rede São Camilo no Brasil, visita o Hospital São Camilo na Pompéia e apresenta o extraodinário trabalho dos Camilianos em São Paulo

Vereador e médico, Paulo Frange apresenta
o Hospital São Camilo em comemoração aos 90 anos
dos Camilianos no Brasil
Em comemoração aos 90 anos da presença dos Camilianos no Brasil, Vereador Paulo visitou no dia 17/7 o Hospital São Camilo, na Pompéia e apresenta de forma inédita o extraordinário trabalho desenvolvido pelos Camilianos em São Paulo.

O primeiro hospital da Rede a ser fundado foi a Policlínica São Camilo, em 1928, no bairro da Pompeia, zona oeste da cidade, idealizado pelo padre Inocente Radrizzani. Em 23 de janeiro de 1960, transformou-se no Hospital São Camilo Pompeia, hospital geral que realiza desde partos até transplantes, com completo centro de diagnóstico e atendimento em todas as especialidades.


As entidades camilianas mantêm, hoje, no Brasil, 4.214 leitos, 18.011 colaboradores, 12.547 médicos; realizam 135.264 cirurgias e 47.736 partos por ano

Atualmente, a Rede São Camilo é composta por 11 entidades filantrópico-comunitárias que, juntas, administram 52 hospitais próprios e públicos, presentes nas regiões sul-sudeste, norte-nordeste e centro- sudeste, que prestam serviços especializados em educação e saúde e realizam programas de ações sociais e humanização. As entidades camilianas mantêm, hoje, no Brasil, 4.214 leitos, 18.011 colaboradores, 12.547 médicos; realizam 135.264 cirurgias e 47.736 partos por ano. As entidades não visam ao lucro, e o resultado atingido é sempre revertido para a melhoria da qualidade dos serviços, com investimentos em infraestrutura, aperfeiçoamento profissional e melhoria da qualidade de atendimento.


A Unidade Pompeia é acreditada internacionalmente pela Accreditation Canada e acreditada com Excelência, pela ONA (Organização Nacional de Acreditação).

Os hospitais camilianos são as únicas instituições de saúde presentes em mais de 80% dos municípios onde estão sediados e atendem basicamente pelo SUS.

“Isso significa que se não tivessem sido instalados ou assumidos, parcela significativa da população dessas localidades, em especial as mais vulneráveis, teriam suas vidas com maior risco de enfermidades e até mesmo mortes. Há, também, o fato de que, se as entidades camilianas não tivessem assumido a administração dos hospitais do Estado, esses não teriam mais condições de se manterem abertos”, explica o Prof. Dr. Pe. Léo Pessini, Presidente das Entidades Camilianas Brasileiras, que enfatiza.

Frange observa a maquete do Hospital São Camilo, localizado na Vila Pompéia
Maquete do Hospital São Camilo na Pompéia




São Camilo de Léllis
São Camilo tem história marcada por dedicar a vida em servir, por espírito de caridade aos doentes, por isso, tornou-se protetor dos enfermos e dos hospitais. Fundou a Ordem dos Ministros dos Enfermos na cidade de Roma, Itália que tinha como objetivo promover a saúde, prestar assistência aos doentes, valorizar o ser humano e a vida em todos os aspectos.
O Santo morreu no dia 14 de julho de 1614 e em 1886 foi declarado por Leão XIII junto a São João de Deus protetor de todos os enfermos e dos hospitais do mundo católico. São Camilo de Léllis foi canonizado e os Camilianos cresceram no país.

Fonte: Site do  São Camilo

Nenhum comentário :