domingo, 24 de junho de 2012

Vereador Paulo Frange participa de Festividade inédita que celebra a integração cultural Brasil e Japão


Vereador Paulo Frange no Tanabata em Itaquera
 
No sábado, 23/06, o Vereador Paulo Frange participou da festividade que une a cultura do Brasil e Japão promovido pela Subprefeitura de Itaquera. O evento se refere a comemoração da festa junina com o 1º Arraial das Estrelas - Festival Tanabata em Itaquera que aconteceu na Praça da Estação, no Itaquera, Zona Leste de São Paulo.

Vereador Paulo Frange se sentiu honrado em participar de um evento tão significativo para a cultura brasileira e japonesa. Em sua fala elogiou a todos que estavam envolvidos para que a festa fosse realizada com tanta organização. "Todos que passarem por aqui verão o capricho e a organização de tudo o que foi feito para que a comunidade de Itaquera pudesse ter o melhor", disse Frange. 


Frange prestou sua saudação a toda comunidade japonesa ali presente e os parabenizou pela força, coragem e conquistas com que tem vencido cada desafio e de como eles tem sido exemplo de perseverança e prosperidade em nosso país. "Para Itaquera é motivo de honra ter a colonia japonesa residente aqui, mostrando e cultivando sua cultura na região"afirmou Paulo Frange.

Várias barracas foram montadas com comidas típicas
A festividade acontece nos dias 23 e 24 de junho e reúne a tradicional Festa Junina e o típico Festival Tanabata, conhecido como a maior festa tradicional japonesa no Brasil, essa união inédita está com uma programação repleta de atividades durante este sábado e domingo, desde as variedades de comidas e bebidas juninas e japonesas até shows diversos com músicas e danças típicas.  

População para para ver as apresentações

 A Praça da Estação e as ruas ao redor ficarão todas enfeitadas durante o festival, as pessoas poderão escrever pedidos em pequenos pedaços de papéis coloridos chamados “tanzaku” e amarrá-los em ramos de bambus chamados “sassa-dake” que estarão enfeitados com tanabatas simbolizando os cometas. Segundo a crença, se os pedidos forem desejados do fundo do seu coração, eles serão atendidos.


Apresentação dos jovens da
colonia japonesa em Itaquera
   
A tradição do Festival Tanabata foi introduzida no Japão há cerca de 1.300 anos pela cidade de Sendai, a festa celebra a lenda da princesa Orihime e seu amado Kengyu que foram separados por toda a eternidade, podendo se encontrar uma única vez ao ano, esse encontro representa as estrelas Veja e Altair. O festival das estrelas é considerado uma das mais belas manifestações do folclore oriental.




O evento é uma realização da Subprefeitura Itaquera, Prefeitura da Cidade de São Paulo com organização da Associação Miyagi Kenjinkai do Brasil, Associação Paulista de Relações Internacionais, Federação de Sakura e Ipê do Brasil e Obra Social Dom Bosco.

Padre Rosavilno fazendo sua saudação
Vereador Paulo e o Subprefeito com
líderes da Colonia japonensa em Itaquera

Nenhum comentário :