quarta-feira, 6 de junho de 2012

Paulo Frange presente no 28º Prêmio de Direitos Humanos – 30 Anos – OAB São Paulo, Prêmio Franz de Castro Holzwarth


28º Prêmio Franz de Castro Holzwarth, composição da mesa diretória (Por José Ricardo)

Em 30/05, a OAB-SP e a comissão de Direitos Humanos fez uma justa homenagem com a entrega do Prêmio Franz de Castro Holzwarth, que acontece há 30 anos.

Esse é o 28º Prêmio e o evento foi muito prestigiado, com presenças ilustres, entre eles o ex-ministro Dirceu de Melo, atual Reitor da PUC, o Secretário do Município de São Paulo, José Gregori, representando o Prefeito Gilberto Kassab, Dr. Belizário, entre outras autoridades envolvidas com o tema dessa importância.
Mesa diretória e convidados (Por José Ricardo)

 O encontro não foi só um momento de justiça com os homenageados, mas foi também de muita emoção, com a presença dos familiares de Franz de Castro Holzwarth.

O Presidente da OAB, Luiz Flávio Borges D’Urso, abriu a sessão esclarecendo que o Departamento da OAB-SP, a de Direitos Humanos é a única que o Presidente compartilha a presidência dos Direitos Humanos da OAB. Isso por si, demonstra a importância do departamento.

D’Urso, na sua fala também lembrou que a OAB completa 80 anos, com muita vitalidade e com muita presença na discussão dos temas atuais da sociedade brasileira. Lembrou ainda que todas as manifestações durante esses 80 anos nunca esteve ausente.

Entenda quem foi e o que é o Prêmio Franz de Castro Holzwarth:

Quem foi Franz de Castro Holzwarth?

Advogado e símbolo dos Direitos Humanos, nascido em Barra do Piraí, Rio de Janeiro, no ano de 1942. Praticava um exercício profissional e outros trabalhos com os presos.

Da esquerda para a direita: Dr. Ari Bolonhezi, Vereador Paulo
Frange, Dr. Claúdio Lottemberg, Dr. Costantino Savatore e
 Gislaine Caresia Scalzo. (Por José Ricardo)

“Franz de Castro Holzwarth ofereceu-se como refém, uma garantia de não repressão. No carro, os corpos se misturaram como se dessem o derradeiro abraço. Na morte, todos somos iguais. O que falta ao homem para perceber que também somos iguais em vida?” ¹

¹ Texto redigido por Dr. Carlos Eduardo de Siqueira Abrão, membro efetivo da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP.



O Prêmio

A OAB-SP sempre esteve em defesa dos Direitos Humanos, da cidadania e das liberdades democráticas. O Prêmio Franz de Castro Holzwarth é um exemplo disso. Criado em 8 de novembro de 1982, pela Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP, sob a chancela do Conselho Secional, como forma de reconhecimento do trabalho daqueles que lutam pelos Direitos Humanos no Brasil, o Prêmio se tornou um dos mais importantes símbolos dessa luta.No dia 14 de fevereiro de 1981, foi chamado para mediar em uma rebelião na Delegacia de Polícia do bairro de Jacareí. Franz foi tomado como refém e, tanto as autoridades policiais quanto o Juiz Corregedor local, garantiram que não haveria repressão na fuga. Entretanto, ao deixar o presídio, o carro foi metralhado pela polícia, matando o advogado e os detentos que ali estavam.





Homenagens



O discurso da Dra. Silvia Pimentel, foi interrompido várias vezes por aplausos e expôs com clareza e simplicidade o comprometimento que tem com a causa. Entre os presentes, a grande maioria de advogados de sucesso presentes, foram seus ex-alunos.



Conheça um pouco mais a homenageada, Dra. Silvia Pimentel.



Dra. Silvia Pimentel
Jurista Brasileira, é Professora Doutora em Filosofia do Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), militante histórica do movimento feminista e de mulheres em âmbito nacional, regional – em especial na América Latina e Caribe – e Internacional.



Participou ativamente da criação do Conselho Estadual de Condição Feminina do Estado de São Paulo, onde atuou como conselheira por vários anos.



É presidente do Instituto para a Promoção da Equidade (IPÊ); membro do conselho diretor da Comissão de Cidadania e Reprodução (CCR). É ainda integrante do conselho da ONG CFEMEA e Coletivo Feminista.



Atualmente, Silvia Pimentel prossegue ensinando na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) no curso de Direito, em nível de Graduação e Pós-Graduação.



Conheça o Centro pela Justiça e o Direito Internacional (CEJIL)



Luiz Flávio Borges D'Urso, Presidente da
OAB e o Vereador Paulo
Frange (Por José Ricardo)

Em 1991, um grupo de proeminentes defensores de direitos humanos de todas as Américas se reuniu em Caracas, Venezuela, com a intenção de criar uma organização regional que buscaria justiça, liberdade e uma existência digna para habitantes de todos os países do hemisfério, concentrando seus esforços no uso do direito internacional dos direitos humanos do Sistema Interamericano. Assim nasceu o Centro pela Justiça e o Direito Internacional (CEJIL). Atualmente, o CEJIL realiza seu trabalho a partir de quatro escritórios localizados em cantos distintos do hemisfério: Washington DC (EUA), onde a OEA e a Comissão Interamericana de Direitos Humanos estão sediadas; São José; Costa Rica, onde a Corte Interamericana tem a sua sede; Rio de Janeiro, Brasil e em Buenos Aires, Argentina.



O Doutor Claudio Lottemberg, um dos homenageados da noite, em sua fala emocionada com a presença de sua mãe na primeira fileira, falou da família e do grupo israelita, e da importância do Hospital Israelita Albert Einstein, como também lamentou a presença do Iran no evento Rio+20. Foi aplaudido, já que o Iran vem desrespeitando os Direitos Humanos, e vem sendo questionados por todos os povos do mundo inteiro.



Muito aplaudido, Claudio recebeu o carinho de todos e excepcionalmente, por um médico tão jovem, ocupar uma posição tão importante à frente de uma instituição respeitável.



Conheça um pouco mais sobre o Dr. Cláudio Lottemberg, atual Presidente do Hospital Israelita Albert Eistein



Dr. Claúdio Lottemberg

Mestre e doutor em Oftalmologia, médico graduado pela Escola Paulista de Medicina. É ex-secretário Municipal de Saúde do Município de São Paulo, gestão José Serra. É Presidente da Confederação Israelita do Brasil (CONIB) e Presidente do Líderes Empresariais (LIDE em Saúde). Atualmente, exerce Presidência do Hospital Israelita Albert Einstein.



O Vereador Paulo Frange, presente à mesa Diretória, foi citado pelo presidente não só como representante do legislativo municipal, mas também como companheiro da OAB, principalmente no cooperativismo e no trabalho do Departamento de Liberdade Religiosa.



“É um momento importante na vida dos homenageados, e eu quero cumprimentar a OAB-SP pela feliz escolha das mais importantes figuras femininas do Brasil atualmente, a Dra. Silvia Pimentel e o Dr. Claudio Lottemberg, que é um exemplo de dedicação, competência e sucesso”, afirmou Frange.

Nenhum comentário :