terça-feira, 6 de dezembro de 2011

VEREADOR PAULO FRANGE ENTREGA HOMENAGEM AO DESEMBARGADOR DR. FAUSTO DE SANCTIS

Na noite de ontem (05), o vereador PAULO FRANGE entregou a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo ao Desembargador Dr. Fausto Martin De Sanctis, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo. Na oportunidade, o Vereador José Police Neto, Presidente da Câmara ao lado do vereador PAULO FRANGE fizeram a abertura do evento. Em representação ao Prefeito Gilberto Kassab, a esteve presente a Vice-Prefeita Alda Marco Antonio. Outras autoridades, secretários, juizes, desembargadores participaram da sessão.

"O juiz De Sanctis é um dos mais conhecidos membros do nosso judiciário. Ainda jovem, com apenas 46 anos, paulistano da Mooca, e que ao longo de duas décadas se dedica de forma apaixonada a combater os crimes de lavagem de dinheiro, do colarinho branco, casos de alta complexidade que culminam por levar à justiça uma elite da sociedade que se imagina acima do bem e do mal. São casos que exigem dedicação, astúcia e velocidade de raciocínio. E de grande sensibilidade, foi sua a iniciativa de destinar a verba dessas apreensões a entidades e ações em benefício a sociedade, como o Graac, a construção da creche em Paraisópolis, o Teatro Edu Lobo em Itaquera e tantos outros. Esse título que oferecemos a ele hoje, não só como profissional, mas como ser humano que demonstra ser em tudo o que ele já fez por nossa cidade. É um paulistano merecedor dessa homenagem", garante o vereador PAULO FRANGE.

Num discurso bem escrito e emocionado, De Sanctis ressaltou o valor desse momento: “Receber a Medalha Anchieta tem um sabor muito especial. Primeiro porque como paulistano eu amo São Paulo. Essa cidade representa um estado de espírito que a gente só encontra aqui. Eu recebi outras honrarias em outros estados, em outras instituições, mas faltava mesmo ser reconhecido aqui, onde efetivamente realizo meu trabalho. E eu recebo essa homenagem em nome do povo, que eu represento no Judiciário”, disse o homenageado.

Ao final do evento a Sra. Victoria, mãe do Desembargador, recebeu flores também como homenagem. Fizeram parte da mesa solene, além do vereador proponente e do homenageado, o presidente da Câmara Municipal, José Police Neto; a vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Alda Marco Antonio; o secretário Estadual de Cultura, Andrea Matarazzo; o deputado estadual Fernando Capez; o diretor de Relações Internacionais Vladimir Passos de Freitas; representando a Associação dos Juízes Federais do Brasil, o desembargador federal Diva Malerbi; e o conselheiro do Tribunal de Contas do Município de São Paulo Maurício Faria.


Conheça mais...

Nasceu em São Paulo, no bairro da Móoca, em 1965 e foi educado em escola pública. Atualmente é um dos quarenta e três Desembargadores Federais que compõe o Tribunal Pleno do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3 - com sede na Capital do Estado de São Paulo e jurisdição sobre as Seções Judiciárias de São Paulo e Mato Grosso do Sul). Tem vários livros publicados e sempre convidado a participar de congressos e palestras pelo mundo todo.

Até 2010, respondia pela 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, onde notabilizou-se pela atuação em diversos casos polêmicos, em especial pela condução do caso da Operação Satiagraha e da subsequente querela pública com o Ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes. Hoje, De Sanctis atua como desembargador do Tribunal Regional Federal da 3ª Região.

Ingressou na 6ª Vara Federal em 1991, com 27 anos e, desde então, reuniu condenações de peso, tendo punido banqueiros, traficantes, contrabandistas e grandes empresários. Lida com o crime do colarinho branco, com temas intricados, casos nos quais são comuns operações financeiras complexas, montadas para encobrir os rastros do crime e seus reais mentores. Tem fama de ser um juiz linha dura e diz que a investigação tradicional não é suficiente para combater lavagem de dinheiro. Considerado como sendo um "juiz malvado” para uns, e herói para outros.

A atuação social do Desembargador também é notória e louvável. Por sua iniciativa a Vara Criminal passou a adotar um procedimento particular em relação à verba dos acusados por crimes financeiros que lesam a sociedade: a destinação de parte destes patrimônios para organizações sociais. Entre algumas destas ações, a contribuição ao GRAAC para aquisição de equipamento laboratorial de alta complexidade que irá impulsionar os atendimentos a casos específicos de câncer nos olhos. Ou, também, a construção do Teatro Nelson Lobo de Barros, no bairro de Itaquera, e tantas outras.

Formado em Direito pela FMU, é especialista em Direito Processual Civil pela Universidade de Brasília, doutor em Direito Penal pela Universidade de São Paulo e professor da Universidade São Judas Tadeu e do Instituto Nacional de Pós-Graduação (INPG). É especializado em legislação de combate ao crime de lavagem de dinheiro (branqueamento de capitais) e crimes do colarinho branco, e foi responsável pela prisão do banqueiro Edemar Cid Ferreira, do empresário Ricardo Mansur, do doleiro Toninho da Barcelona, do megatraficante Juan Carlos Ramirez Abadia e, na Operação Satiagraha, do banqueiro Daniel Dantas, do mega-investidor Naji Nahas, e do ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta.


HISTÓRIA DA HONRARIA

A Medalha Anchieta foi idealizada em 7 de setembro de 1969 e distribuída como brinde aos convidados que participaram da cerimônia de inauguração do Palácio Anchieta, ocorrida nesta mesma data.

Quatro anos depois, em 26 de maio de 1973, ela foi instituída oficialmente através de um PDL de autoria do ex-presidente da Câmara, João Brasil Vita. Em 1975, um novo decreto fixou o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo a ser outorgado junto com a Medalha Anchieta.

As honrarias são concedidas a personalidades que, através de suas trajetórias, tenham conquistado a admiração e o respeito do povo paulistano.

A primeira Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo foram entegues em 2 de maio de 1974 ao prefeito da cidade italiana de Lucca, Mauro Favilla.


Veja abaixo, algumas das imagens captadas durante o evento:
 







 
Crédito das Imagens: Ricardo Moreno

Nenhum comentário :