segunda-feira, 28 de novembro de 2011

VEREADOR PAULO FRANGE CELEBRA 10 ANOS DO DIA DO CAPELÃO!

Na última sexta-feira (25), o vereador PAULO FRANGE comemorou os 10 anos da celebração do Dia do Capelão, em Sessão Solene, na Câmara Municipal de São Paulo. Na oportunidade, o vereador homenageou 37 capelães de diversos segmentos de atuação, entre eles, militar, hospitalar, escolar, desportivo, prisional e evangélico.

O Dia do Capelão foi instituído pela Lei nº 13.337/02, por iniciativa do vereador PAULO FRANGE, a ser comemorado todo dia 30 de outubro de cada ano. Há 12 anos, desenvolve forte trabalho ao lado do capelão Micmás Pereira, pedindo atenção da sociedade para o relevante trabalho prestado por esta atividade. “Esse evento é importantíssimo para comemorar a data, mas também para discutir o que aconteceu no último ano na capelania militar, hospitalar, prisional e as demais. Nos juntamos à OAB para que juntos possamos refletir sobre o projeto que estamos construindo, de iniciativa popular, para levar a Brasília e reconhecer essa atividade profissional. Eles prestam grandes serviços à sociedade e não são reconhecidos”, disse o vereador Paulo Frange (PTB), proponente da sessão.

Vereador PAULO FRANGE entre o Pastor Micmás Pereira e a
Dra. Damaris Moura, Presidente da Comissão de Direito e
Liberdade Religiosa da OAB/SP cantando o Hino Nacional
De acordo com o entendimento do vereador PAULO FRANGE juntamente com a aclamação popular, esta atividade em todos os seus seguimentos deve ser reconhecida como profissão e, assim, remunerada de maneira igualitária. Para tanto, esta é uma bandeira que vem sendo erguida desde o ano 2000, para que este reconhecimento seja federativo em sua integralidade.

Ao longo da história, muitas cortes e famílias nobres também tinham o seu capelão. Para tanto, durante esses 15 anos como vereador na Câmara, PAULO FRANGE vem ressaltando ao Poder Público e a sociedade a relevância desta atividade. “São pessoas que dedicam a vida a acompanhar e a levar coesão e solidariedade. Nos hospitais auxiliam as dificuldades das famílias. No parlamento, ajudam a buscar o senso de justiça comum e a coerência”, explica.

Na ocasião, em discurso o vereador PAULO FRANGE falou sobre a importância do reconhecimento deste trabalho e lançou uma campanha que buscará em todo o país, apoio a um projeto que será entregue em ato simbólico e público em Brasília.

O capelão é uma pessoa capacitada e sensível às necessidades humanas, que utiliza ferramentas simples de trabalho como a ação de escutar as indagações e problemáticas cotidianas, para proporcionar conforto espiritual e encorajar, ajudando-o a lutar pela vida com esperança em Deus.

Oferece aconselhamento espiritual e apoio emocional de forma ampla, aos familiares e comunidades. É importante que se tenha grande envolvimento com as famílias carentes buscam apoiá-los, orientá-los, como um trabalho social. Para tanto, existem capelães de vários segmentos e atuações, especialistas que se focam em situações pontuais como os hospitalares, militares, escolares, esportistas, prisional, religioso, condominial, parlamentar, entre outros.

A busca pela paz, equilíbrio e qualidade de vida de forma humanística e integral é a grande missão destes profissionais, que embora não sejam reconhecidos como profissão, trabalham com a causa e o efeito das atitudes e ações da sociedade, muitas vezes através de boas ações recompensadas por generosidade de grupos que acompanham e acreditam na efetivação desta atividade.

Vereador PAULO FRANGE homenageia Padre Augusto Mezzomo

Vereador PAULO FRANGE ao lado do Pastor Micmás Pereira entrega
homenagem ao Pe. Euclydes Correa Neves, Presidente da Presbiteriana do Brasil

Vereador PAULO FRANGE entrega homenagem ao Pastor e Capelão Micmás

Coral da Zona Sul canta Ave Maria em Sessão Solene

Vereador PAULO FRANGE encerra Sessão com palavras importantes sobre o tema

Nenhum comentário :