segunda-feira, 23 de maio de 2011

VEREADOR PAULO FRANGE REALIZA ABERTURA DA SEMANA DE COMBATE AO GLAUCOMA

Nesta manhã, 23, o vereador PAULO FRANGE ao lado do Prof. Dr. Paulo Augusto de Arruda Mello, Presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e Presidente Científico da ABRAG realizou a abertura a “Semana de Prevenção ao Glaucoma”. O objetivo desta semana é conscientizar a população sobre a importância e prevenção ao glaucoma.



O Prof. Dr. Paulo Augusto realizou uma palestra mostrando números alarmantes. A doença atinge cerca de 1 milhão de brasileiros e em 80% dos casos, os pacientes não apresentam sintomas, o que dificulta o diagnóstico e início do tratamento. “Muitas pessoas descobrem o glaucoma ao realizarem outros exames no oftalmologista e, diagnosticada a doença, é essencial que os pacientes avisem os familiares, alertando-os do risco de desenvolverem o mesmo problema”, explica.


Ele ressalta também que além do histórico familiar, é importante que maiores de 40 anos, negros e diabéticos dêem atenção especial à doença. Há ainda casos de glaucoma na infância, que podem ser diagnosticados já na maternidade, conhecidos como Glaucoma Congênito.


Depois de uma palestra bem didática e informativa os participantes levantaram algumas questões importantes como a forma correta de pingar o colírio. Esses e outros dados são discutidos anualmente durante uma semana toda dedica ao tema, a partir da Lei nº 14.227/2006 de iniciativa do vereador PAULO FRANGE. Este ano, o evento contou com a presença da Dra. Lais Ribeiro, representante da Secretaria Municipal de Saúde, alunos da UNIESP e membros da sociedade civil.


O vereador Paulo Frange que apoia a Semana de Prevenção ao Glaucoma, afirmou que é através da educação e prevenção sobre as doenças que a sociedade vai conseguir tratá-las com precocidade e até em alguns casos chegar a cura. Basta procurar, se informar, ficar atento e participar de campanhas como esta que propagam o tema. Afinal este é um assunto que dificilmente àquele que não tem na sua família. Além disso, PAULO FRANGE, garantiu ser fundamental que pais e professores fiquem atentos a sintomas como lacrimejamento, fotofobia e crianças que tenham olhos muito grandes. Características que se apresentam como sinais da doença.


Cronograma de eventos da semana:


Após a abertura na CMSP, a Semana de Prevenção ao Glaucoma terá eventos em diversas partes da cidade. Confira a programação:


- 24/05/2011, às 11h: Palestra ministrada pelo especialista em glaucoma Thiago dos Prazeres Salum Muller. Local: CRI (Centro de Referência do Idoso) Zona Norte - Rua Voluntários da Pátria, 4301 - Santana;


- 25/05/2011, às 10h: 2º Passeio Ciclístico "Pedalando Contra o Glaucoma", com bicicletas e monitores à disposição. Local: Parque Villa Lobos - Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 - Alto de Pinheiros;


- 26/05/2011, às 11h: Palestra ministrada pelo especialista em glaucoma Thiago dos Prazeres Salum Muller. Local: Tribunal de Justiça de São Paulo - Praça da Sé, s/n.

Nenhum comentário :