quarta-feira, 18 de maio de 2011

PAULO FRANGE PARTICIPA DE REUNIÃO DE MUNICIPALIZAÇÃO DO HOSPITAL SOROCABANA

Ontem, 17, o vereador PAULO FRANGE esteve em reunião para discutir a municipalização do Hospital Central Sorocabana ao lado Secretário Januário Montone da Secretaria Municipal de Saúde e outros vereadores.

O Hospital Sorocabana foi inaugurado em 1955 por ferroviários da extinta Companhia Estrada de Ferro Sorocabana. O local era gerido por uma associação beneficente (Associação Beneficente dos Hospitais Sorocabana – ABHS) que após denúncias de irregularidades fechou em setembro de 2010. Para que o Hospital Sorocabana possa ser reaberto a proposta é municipalizá-lo. O primeiro passo foi dado com o decreto publicado em 04 de maio/2011 que declara de utilidade pública o imóvel onde se localiza o Hospital.

Durante a reunião a Secretaria reafirmou que optou pelo modelo de desapropriação após a ABHS ter sugerido que o local ficaria fechado por tempo indeterminado. O que reforça ainda mais os argumentos para o fato da municipalização ser a melhor alternativa neste caso.

“Um hospital referência que atende toda a zona oeste da metrópole de São Paulo, Osasco, Jaguaré, Vila Leopoldina, entre outros, que possui cerca de 200 leitos e chega atender 20 mil pacientes por mês não pode ficar fechado por irresponsabilidade. Portanto, através do Poder Público estamos buscando alternativas para a reabertura deste importante equipamento da saúde pública”, contesta o vereador PAULO FRANGE.

Segundo Montone o próximo passo é definir o valor da desapropriação que sairá em poucas semanas, e através da Justiça conseguir uma liminar para a tutela antecipada da propriedade, para que assim, o município possa tomar posse e em seguida as providências de reabertura. Desde a contratação da Organização Social que fará a gestão técnica e contratual até a normalização do atendimento. O depósito do valor será destinado ao pagamento das dívidas fiscais com o município.

Durante a reunião várias questões foram levantadas, inclusive sobre a dívida com antigos trabalhadores. Essas ações serão feitas por vias judiciais, lembrando que, as dívidas deverão ser sanadas com prioridade em destaque às trabalhistas e com o município.

Em discurso, o vereador PAULO FRANGE propôs que fosse destinado recursos específicos para que os associados do Sindicato continue tendo o direito de atendimento diferenciado e específico, até mesmo, se for o caso, a contratação de um plano de saúde até que o município possa atender a demanda. Sem perdas de direitos adquiridos que com o tempo inocentes foram ludibriados e extremamente prejudicados.

A reunião também teve outro aspecto importante, a participação de 100 entidades representativas, ao lado de membros da OAB que apresentaram uma grande ação desenvolvida no entorno do hospital, em vários bairros da região, através do recolhimento de milhares de assinaturas num abaixo assinado dando apoio a municipalização do Hospital Sorocabana. O abaixo assinado será entregue a Promotoria Estadual e Tribunal de Justiça para que o município consiga a tutela antecipada da propriedade.

Fonte Imagem: Blog Estação Lapa

Nenhum comentário :