terça-feira, 31 de maio de 2011

PAULO FRANGE APOIA CAMPANHAS CONTRA O TABACO

“O cigarro deve matar em 2011 quase 6 milhões de pessoas em todo o mundo”. Esta é a manchete em todos os jornais da cidade de São Paulo, nesta terça-feira (31/05). Um dado preocupante divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e disseminado por várias campanhas e eventos pelo mundo em referência ao Dia Mundial sem Tabaco, criada pela OMS em 1987.
O levantamento sobre o tema trouxe a tona esta importante discussão que não deve sair de pauta em nenhum momento. Até porque a estimativa para daqui ao ano de 2030 é que 8 milhões de pessoas podem morrer em consequência do fumo.


A OMS classificou o tabaco como um dos fatores que mais contribuem para a epidemia de doenças não contagiosas, como ataques cardíacos, derrames, câncer e enfisema. O grupo é responsável por 63% de todas as mortes no mundo. Dados indicam que metade dos fumantes deve morrer em razão de uma doença relacionada a esse hábito.


Porém, ainda existem boas notícias: a OMS listou avanços no enfrentamento ao cigarro. Entre os destaques estão países como o Uruguai, onde os alertas sobre o risco provocado pelo cigarro ocupam 80% das embalagens. A China, Turquia e Irlanda também receberam elogios por leis que proibem o fumo em locais públicos.


Um estudo feito pelo Ministério da Saúde mostra que entre 2006 e 2010 a proporção de brasileiros fumantes caiu de 16,2% para 15,1%. Entre os homens, a queda foi maior – o hábito de fumar passou de 20,2% para 17,9%. Entre as mulheres, o índice permaneceu estável em 12,7%. Pessoas com menor escolaridade - até oito anos de estudo - fumam mais (18,6%) que as pessoas mais escolarizadas - 12 anos ou mais (10,2%).




Motivos não faltam para extinguir o fumo da sua rotina. Veja abaixo, alguns dos malefícios a saúde:


1. Redução de olfato e paladar;
2. Doenças gastrointestinais;
3. Rugas e pele envelhecida;
4. Câncer de boca
5. Problemas de visão
6. Alteração das funções dos genes
7. Anulação dos efeitosbenéficos de beber com moderação
8. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
9. Doenças neurológicas
10. Infertilidade em mulheres e homens
11. Problemas no coração
12. Complicações na maternidade


Fonte: Jornal do Brasil e Site G1
Imagens: Campanha HCor e Google

Nenhum comentário :