quinta-feira, 12 de maio de 2011

DIA MUNDIAL DO ENFERMEIRO

Hoje, 12/05, comemoramos mundialmente o Dia do Enfermeiro. A data foi escolhida em homenagem a Florence Nightingale, um grande profissional da enfermagem moderna, que nasceu no dia 12 de maio de 1820. No Brasil, também se celebra A Semana da Enfermagem, entre os dia 12 e 20 de maio, em homenagem a Ana Nery, primeira enfermeira brasileira a se alistar como voluntária em batalhas militares.

Uma honrosa profissão que contempla nossa sociedade a centenas de anos. Vários nomes e formas de chamamento foram utilizados para a identificação destes profissionais, mas a função final sempre foi a mesma: cuidar e proteger pessoas doentes.


Desde o Tempo do Velho Testamento e por muitos séculos a enfermagem estava associada ao trabalho feminino, caracterizado por cuidar de grupos nômades primitivos. Mas entre os séculos V e VIII a prática de enfermagem passou a ser desenvolvida por religiosos, como se fosse um sacerdócio. Assim, foi considerada por muitos uma prática indigna e sem atrativos para as mulheres da época. Já em meados do século XVI a profissão começa a ser vista como uma atividade profissional institucionalizada. E no século XIX surgia na Inglaterra a Enfermagem moderna, com o objetivo principal de cuidar dos problemas reais de saúde por meio por meio de ações interdependentes, com apoio técnico-ciêntífico.


O conhecimento que fundamenta a arte dos enfermeiros é construído na interseção entre a filosofia da vida, do ser humano e da ética com a ciência e a tecnologia. Portanto, são especialistas na arte de cuidar de forma completa, humanizada, onde inclui neste processo não somente o paciente, como fundamentalmente, também seus familiares.


Quero aproveitar esta oportunidade para agradecer o carinho destes profissionais que sempre nos atendem em momentos delicados de nossas vidas e parabenizá-los por este dia que dedicamos nossa atenção e carinho!

Imagem fonte: Portal São Francisco

Nenhum comentário :