sexta-feira, 11 de março de 2011

VEREADOR PAULO FRANGE ABORDA PESQUISA CLÍNICA EM PROGRAMA DE TV



Hoje, dia 11, pela manhã, o vereador PAULO FRANGE entrevistou no Programa Sala de Visitas da TV Câmara, a Presidente da Sociedade Brasileira de Profissionais de Pesquisa Clínica (SBPPC), Dra. Conceição Accetturi e a Presidente Executiva da SBPPC, Greyce Lousana. Entre os temas destacados no programa, o vereador tratou de esclarecer o que é pesquisa clínica, quem pode participar, quais os direitos e deveres do participante, a importância da pesquisa médica no Brasil, entre outros.  O telespectador poderá assistir a gravação, amanhã, dia 12 às 15h pelo canais a cabo 66 TVA e 07 ou 13 da NET. Não perca esta oportunidade de entender a relevância deste assunto para a evolução da saúde brasileira.

Para entender estes e outros aspéctos importantes da Pesquisa Clínica, que na Câmara Municipal de São Paulo, todo ano o vereador PAULO FRANGE ao lado dos membros da SBPPC realizam a Semana Municipal de Informação e Divulgação da Pesquisa Clínica. Este ano, a palestra de abertura terá como foco, o tema: Pesquisa Clínica e a Qualidade de Vida. O evento é gratuito e voltado para o público em geral.
Estão confirmadas as presenças Marcos Belizário, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida; Dra Ana Maria Martins, Superintendente do IGEIM - Instituto de Genética e Erros Inatos do Metabolismo; Dra Conceição Accetturi, Presidente da SBPPC; e Dra Greyce Lousana, Presidente Executiva da SBPPC.

A pesquisa em seres humanos é fundamental para a produção de novos medicamentos, de produtos cosméticos, de alimentos, enfim, de quaisquer produtos para uso em humanos. "Nosso foco é esclarecer a população sobre a pesquisa clínica e mostrar que estamos preocupados também com a qualidade de vida. As pessoas precisam saber que os procedimentos de pesquisa clínica são executados com envolvimento, respeito, ética e integridade. Precisamos acabar com a idéia da "cobaia humana" que assombra a pesquisa com teor científico", informou Greyce Lousana, presidente executiva da SBPPC.

A Semana Municipal de Informação e Divulgação da Pesquisa Clínica inicia-se dia 14 em evento de abertura na Câmara Municipal às 14h00 e encerra-se em 19 de março - sábado, quando a SBPPC promove o XII ENCONTRO NACIONAL DE PROFISSIONAIS EM PESQUIS A CLÍNICA, com o tema: "Pesquisa Clínica e o Novo Governo". Esse Encontro Científico será realizado no Novotel Center Norte São Paulo, sendo esperada a participação de mais de 300 profissionais da área.



Semana Municipal de Informação e Divulgação da Pesquisa Clínica

Abertura: 14 de março de 2011 - às 14h
Local: Câmara Municipal de São Paulo - no Viaduto Jacareí, 110 - Bela Vista- SP/SP.

XII Encontro Nacional de Profissionais em Pesquisa Clínica.

Dia 19 de março de 2011 - das 9h às 17h
Local: Novotel São Paulo Center Norte, na Av. Zaki Narchi, 500 - V. Guilherme, São Paulo/SPMais informações: www.sbppc.org.br ou 55 + 11 55946528

2 comentários :

Unknown disse...

QUALIDADE DE CENTROS DE PESQUISA CLÍNICA PRECISA MELHORAR

É consenso entre os pesquisadores que a qualidade de grande parte dos Centros de Pesquisa brasileiros, seja nas indústrias ou nas Organizações Representativas de Pesquisa Clínica (ORPCs), ou CRO (Contract Research Organization) ainda não é a ideal, nem atingiu a excelência profissional. Um dos fatores está relacionado à incapacidade e imperícia profissional, formação inadequada, falta de conhecimento técnico etc., princípios que têm comprometido as pesquisas clínicas feitas no país.
É imprescindível a busca incessante pela excelência na qualidade dos Centros de Pesquisas. Para ser um pesquisador qualificado, além de uma graduação na área de saúde, deve ter formação específica e de qualidade em pesquisas. Dominar as diretrizes das Boas Práticas Clínicas e os preceitos da Bioética, dentre outros, são fatores críticos que definem o sucesso ou o fracasso de um estudo clínico.

Só para dar uma ideia do que o país perde no segmento, um levantamento conduzido pelo ViS Research Institute mostra São Paulo na nona posição entre as cidades com maior número de polos de pesquisas clínicas do mundo, à frente inclusive de Paris e Londres. Entretanto, a despeito do grande número de centros de pesquisa, apenas 1% dos estudos clínicos mundiais é desenvolvido no Brasil, enquanto os Estados Unidos abocanham 44,1% da fatia mundial.

São várias as ações que colocam o país nesse déficit em pesquisas, mesmo tendo um ambiente propício para estudos de qualquer natureza, devido à sua rica diversificação étnica. Além dos acima citados, a burocracia é outro gargalo no prazo de liberação dos testes clínicos pelos órgãos regulatórios. Cerca de 30% dos processos encaminhados para aprovação são devolvidos para revisão e retrabalho, colaborando sobremaneira com a morosidade. O mercado brasileiro de pesquisa oferece significativo potencial de crescimento, porém, acaba sendo preterido devido à demora na realização de pesquisas, inviabilizando novas patentes, prejudicando médicos e pacientes.

É preciso profissionalizar o setor. Nossa experiência na formação de centenas de alunos nos permite reconhecer e avaliar a importância da boa formação profissional como fator de sucesso. A carreira na área é promissora, desde que atinjamos a excelência profissional.

Dra. Conceição Accetturi é Médica Infectologista, Presidente da Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica (SBPPC) e Diretora Médica da Invitare Pesquisa Clínica.

Unknown disse...

XV ENCONTRO NACIONAL DE PROFISSIONAIS EM PESQUISA CLÍNICA

Em sua 15ª edição, a SBPPC (Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica) promove o maior evento brasileiro do segmento: o XV ENCONTRO NACIONAL DE PROFISSIONAIS EM PESQUISA CLÍNICA, que encerra a Semana Municipal de Informação e Divulgação da Pesquisa Clínica. O evento acontece dia 15 de março de 2014 no Hotel Grand Mercure São Paulo Ibirapuera - São Paulo/SP das 09h00 ÀS 18H00.



São mais de 30 Profissionais de altíssimo gabarito e representantes de entidades da maior importância debatendo e analisando a “PESQUISA CLÍNICA: CAMINHOS, DESAFIOS E METAS” como tema central. Renomados especialistas proferirão as palestras simultâneas:



RADIOFÁRMACOS: DESAFIOS ATUAIS E FUTUROS
SEGUROS E CONTRATOS EM PESQUISA CLÍNICA
PESQUISA CLÍNICA EM SAÚDE ANIMAL

Palestrantes e Debatedores convidados:



Gonzalo Vecina Neto - Superintendente Corporativo do Hospital Sírio Libanês
Wilson Pollara - Secretário Adjunto da Secretaria de Estado da Saúde
Marianne Pinotti - Secretária da Secretaria Municipal de Atenção à Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida / SP
Paulo Frange – Médico Cardiologista e Vereador na Câmara Municipal de São Paulo / SP
Cláudia Vasconcelos - GBECAM
Pedro Stelian - Membro usuário do CEP/HSL, do CEP/HCSP e CONEP
Luciana Holtz de Camargo Barros – Presidente do Instituto Oncoguia / Brasil
Mirian Ghiraldini Franco – Coordenadora do FOCEP e Diretora Científica do CEP/UNIFESP
Frei Anacleto Gapsky - Conselheiro da SBPPC e Membro Relator do CEP UNIFESP
Ana Maria Martins - Professora Adjunta do Departamento de Pediatria da UNIFESP e Diretora do CREIM
Hélio Castello – Diretor da Angiocardio e Coordenador de Pesquisa em Intervenções Cardiovasculares do Hospital Bandeirantes/SP
Renato Alencar Porto – Diretor de Regulação Sanitária DIREG/ANVISA
Conceição Accetturi – Médica Infectologista e Presidente da SBPPC
Greyce Lousana – Médica Veterinária e Presidente Executiva da SBPPC
Representante do CNS – Conselho Nacional de Saúde
Representante da CONEP - Comissão Nacional de Ética em Pesquisa Clínica


Palestras Simultâneas:



RADIOFÁRMACOS: DESAFIOS ATUAIS E FUTUROS

Coordenação: Dra. Conceição Accetturi - SBPPC

Palestrantes:

Sergio Nishioka – Coordenação Geral de Pesquisa Clínica DECIT/SCITIE/MS
Elaine Bortoleti de Araújo - Radiofarmácia IPEN-CNEN/SP
Bianca Gutfilen – Pesquisadora do Departamento de Medicina Nuclear da UFRJ - RJ
Juliano Júlio Cerci – Diretor Científico SBMN - Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear
ANVISA


SEGUROS E CONTRATOS EM PESQUISA CLÍNICA

Coordenação: Erika Prieto - Quintiles América Latina

Palestrantes:

Marcio Ribeiro – Diretor da Guy Carpenter Resseguros
Walter Polido – Presidente da Polido e Carvalho Consultoria em Resseguros
Juliana de Souza Alves - Allianz Global Corporate
Daniela Serafim - JLT Brasil
Cristiane Salles - Laboratórios Servier do Brasil
Alexandre Germano - Contabs Assessoria


PESQUISA CLÍNICA EM SAÚDE ANIMAL

Coordenação: Dra. Greyce Lousana - Presidente Executiva SBPPC

Palestrantes:

Marcos Vinícius de S. Leandro Jr. – Diretor do Departamento de Fiscalização de Insumos Pecuários - DFIP-DAS/MAPA
Ingrid Dragan Taricano – Professora de Toxicologia da UNINOVE
Tatiana Pelucio – Médica Veterinária; Assessora Técnica da Presidência do CRMV/SP
Mario Eduardo Pulga – Vice Presidente do CRMV/SP
Françoise Sanches – CTR/SINDAN




Inscrições, Programas e Informações:

www.sbppc.org.br ou sbppc@sbppc.org.br





Entrevistas e Informações para a imprensa:

SURPRESS Comunicação



CLAUDETE COTRIM (MTb 13.870) e TUANNIE PAULETTI

contato@surpress.com.br

claudete@supress.com.br

tuannie@surpress.com.br