segunda-feira, 14 de março de 2011

ABERTURA DA SEMANA MUNICIPAL DE PESQUISA CLÍNICA RECEBE PROFISSIONAIS DE TODAS AS ÁREAS


Nesta tarde, dia 14, o vereador PAULO FRANGE realizou a Solenidade de Abertura da Semana Municipal de Informação e Divulgação da Pesquisa Clínica no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo. O evento, realizado pelo sétimo ano consecutivo, é aberto à população e tem como objetivo conscientizar a sociedade em relação às pesquisas realizadas para a fabricação de produtos – desde medicamentos até cosméticos. Nesta edição foram cerca de 100 participantes, entre eles profissionais da saúde, educação e assistência social e empresários.

O evento foi instituído por meio da Lei 13.227, de novembro de 2001. “Precisamos chamar a atenção da população em relação às pesquisas médicas. Hoje existem mais de 7 mil doenças raras e parte delas ainda não tem tratamento. Por isso, os estudos são extremamente importantes”, disse o vereador Paulo Frange (PTB), médico e membro da Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica (SBPPC).

A presidente da SBPPC, Conceição Accenturi, explica que esse evento é importante porque, com informação, o número de pessoas que participam das pesquisas aumenta. “Ao longo da semana teremos palestras abertas ao público para que todos entendam como funcionam essas pesquisas clínicas”, explicou.


Durante o evento foram apresentadas duas linhas de discussão, primeiramente a Dra. Márcia Regina Montez Halasz esclareceu o que é pesquisa clínica, como se realiza e quais os benefícios diretos a população em especial as pessoas portadores de mobilidade reduzida. Em seguida a Dra. Ana Maria Martins discorreu sobre a pesquisa clínica na área das doenças raras. Para fechar a semana, acontecerá no sábado dia, 19, o XII Encontro Nacional de Profissionais em Pesquisa Clínica. Abaixo, a programação completa e como participar.


Fizeram parte da mesa solene, o vereador PAULO FRANGE, o Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marcos Belizário, a Presidente da Sociedade Brasileira de Profissionais de Pesquisa Clínica (SBPPC), Conceição Accenturi, a Presidente Executiva da SBPPC, Dra. Greyce Lousana, Assistente Técnica da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Dra. Márcia Regina Montez Halasz e a Superintendente do Instituto de Genética e Erros Inato do Metabolismo, Dra. Ana Maria Martins.

Clique na imagem para ampliá-la

Nenhum comentário :