
A iniciativa surgiu em 1997, na Califórnia com o objetivo de chamar a atenção para a saúde das mulheres e conscientizar acerca da importância da prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.
Conheça a doença:
Câncer de mama é o desenvolvimento anormal das células do seio. Estas células crescem e substituem o tecido saudável. Normalmente começa com um pequeno nódulo que, com o tempo pode crescer e se espalhar para áreas próximas, como os músculos e pele.
Este tipo de câncer é o mais temido pelas mulheres, devido seus efeitos psicológicos que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal da mulher. Já foi constatado que a doença é relativamente rara antes dos 35 anos, porém, acima desta faixa etária sua incidência cresce consideravelmente.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos paises do mundo. No Brasil, o câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres, mas, é o que tem maior chance de cura se diagnosticado e tratado no início da doença.
Principais sintomas:
Na maior parte das vezes o primeiro sinal do câncer de mama é um pequeno nódulo no seio, geralmente indolor acompanhado ou não de dor mamária. É possível notar também:
• Mudança de cor, reentrâncias, enrugamento, ou elevação da pele em uma área do seio;
• Mudança do tamanho ou formato do seio;
• Um ou mais nódulos nas axilas;
• Secreção no bico do seio
Diagnóstico:
As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o auto-exame e a mamografia. Por isso, a mulher tem o grande papel de se conscientizar acerca da importância de cuidar da saúde, visto que a doença se detectada precocemente tem grandes chances de cura.
• Fazer um auto-exame mensalmente. Ele deve ser realizado por todas as mulheres a partir de 21 anos, 7 dias depois do início da menstruação, quando as mamas se apresentam mais flácidas e indolores. Após a menopausa, deve-se definir um dia do mês e realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias.
• Visitar o ginecologista e fazer exames pelo menos uma vez ao ano;
• Mulheres a partir dos 35 anos devem fazer a mamografia, de acordo com a necessidade da paciente com o programa recomendado pelo seu médico.
• Mulheres a partir dos 45 anos, precisam realizar o exame de mamografia anualmente.
Tratamento:
Os possíveis tratamentos cirúrgicos são lobectomia (remoção somente do tecido cancerígeno) ou mastectomia (remoção completa do seio). Outras forma de tratamentos possíveis são a radiação e a quimioterapia, que podem ser usados isolados ou em combinação.
É valido lembrar que a maior parte dos nódulos não são considerados cancerígenos. Na maioria das vezes, eles são cistos com fluidos no tecido do seio que aumentam e diminuem com o ciclo menstrual. Mas, todo nódulo deve ser avaliado e analisado.
Nessa luta, a informação é a chave para salvar vidas! Por isso, informe-se! Faça o auto-exame regularmente, toque o seu corpo e não deixe de visitar o ginecologista.
Fonte: http://www.inca.gov.br
Nenhum comentário :
Postar um comentário