quinta-feira, 28 de outubro de 2010

DIA MUNDIAL DE COMBATE AO AVC

Como médico cardiologista e vereador de São Paulo, ressalto que amanhã, dia 29, comemoramos o Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) e aproveito para alertar e informar a população acerca dos riscos deste problema que afeta a humanidade.

Segundo a Organização Mundial de AVC, o derrame mata 1 pessoa a cada 6 segundos no planeta. Isso equivale a 6 milhões de pessoas por ano no mundo vítimas da doença. O AVC é a segunda principal causa de morte no mundo e a principal causa de incapacidade neurológica dependente de cuidados de reabilitação.

Visto a alta incidência do acidente vascular cerebral, fica clara a importância do seu rápido e precoce diagnóstico. Atenção para os principais problemas de saúde que podem representar fatores de risco: pressão alta, diabete, colesterol, obesidade, arritmia cardíaca, fumo e alcoolismo; o sedentarismo, a falta de exercícios físicos e a ingestão de alimentos gordurosos e com alto nível de açúcar contribuem e muito para que o AVC aconteça. Por isso que é fundamental criar hábitos de vida saudável, não importa a idade do indivíduo, visto que esta é a melhor forma de manter o funcionamento correto do organismo.

Os sintomas do AVC são silenciosos. Mas, caso você sinta formigamento ou fraqueza em um dos lados do corpo, dificuldade súbita para falar, andar, enxergar ou se equilibrar e perceba que frequentemente está com fortes dores de cabeça acompanha de vertigem, sem causa aparente, procure um hospital o quanto antes. É válido ressaltar que o tempo é primordial para a sobrevivência e recuperação do paciente.

Para caráter de informação, nesta sexta-feira a Clínica de Neurologia do Hospital das Clínicas vinculado à Faculdade de Medicina da USP, irá promover uma campanha com palestras educativas das 10 às 12 horas. Desde o dia 23/10, a Prefeitura de São Paulo e o Hospital Israelita Albert Einstein lançaram campanha “Um em Cada Seis” para alertar e informar a população sobre os riscos do AVC. Tal empreitada conta com a presença de profissionais da saúde para orientar a população. Na ocasião, os visitantes poderão se submeter a avaliações de pressão arterial, medição do índice de massa corpórea, circunferência abdominal e glicemia capilar. A ação é até hoje, no Parque do Ibirapuera.

Nenhum comentário :