quinta-feira, 19 de agosto de 2010

DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

Quero chamar sua atenção para um assunto muito importante e de saúde pública.
Devido às baixas temperaturas, os hospitais e clínicas recebem milhares de pacientes com problemas respiratórios.

As infecções respiratórias agudas consistem numa causa significativa de mortalidade nas crianças, principalmente até os 5 anos de idade.

No começo da década de 80, o Ministério da Saúde iniciou um programa de controle à essas infecções, o que resultou positivamente, segundo estatísticas as mortes em 1983 eram maiores de 20 mil, já em 2000 esse número caiu para 4 mil. Essas doenças, no entanto podem ocasionar infecção de ouvido, mais conhecida como Otite, uma doença muito comum provocada por falhas na respiração.

Segundo os especialistas, a displicência ou demora no diagnóstico podem levar a morte . Elas afetam o nariz, a garganta, os ouvidos, a laringe, os brônquios e os alvéolos pulmonares.

Tipos de doenças respiratórios:

Sinusite: Inflamação causada pelo acúmulo de muco nas fossas nasais e cavidades ósseas da face. Seus principais sintomas são: dores de cabeça, pontos inchados e dolorosos na face.

Asma: Doença inflamatória crônica das vias aéreas podendo se transformar em dispnéia (dificuldade na respiração), aperto torácico e tosse. Geralmente esses sintomas se manifestam no período noturno ou logo pela manhã. A asma pode afetar qualquer pessoa, mas tem maior prevalência em crianças e jovens.

Bronquite: Uma inflamação dos brônquios, que pode ser curada completamente. Apenas nos idosos, nos tabagistas ou em pessoas com doenças cardíacas ou pulmonares crônicas é que esta inflamação nos brônquios pode ser grave. Os sintomas são: coriza, cansaço, dor nas costas e dores musculares, calafrios, febre, dor de garganta, tosse seca e expectoração de pequenas quantidades de secreção esbranquiçada ou amarelada.

Rinite alérgica: Doença causada pela inflamação das membranas nasais. Esta inflamação ocorre depois da exposição a um agente que provoca uma irritação e os sintomas característicos, que são a secreção nasal, congestão nasal, coceira nasal e espirros. Seus maiores causadores são principalmente plantas, insetos, fungos e substâncias químicas.
Embolia pulmonar: É a obstrução repentina de uma artéria pulmonar causada por um êmbolo, que pode ser um coágulo de sangue, uma bolha de ar ou outro fragmento capaz de obstruir um vaso sanguíneo.

Fonte: Tua Saúde
Crédito da foto: Reagente

Nenhum comentário :