terça-feira, 13 de abril de 2010

VEREADOR PAULO FRANGE PEDE MAIS FISCALIZAÇÃO NAS CASAS DE REPOUSO

Aconteceu nesta terça-feira (13) mais uma reunião, na Câmara Municipal de São Paulo, da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura deficiência no desempenho na Coordenadoria de Vigilância Sanitária (COVISA).

Os vereadores que integram a Comissão debateram assuntos como a falta de estrutura e segurança em hospitais na periferia da cidade, maus tratos aos idosos, alto índice de mortalidade nas casas de repousos e número de profissionais insuficientes nos pronto-socorros e postos de saúde.

O vereador PAULO FRANGE afirmou o desrespeito aos profissionais de saúde se referindo ao “cafezinho” gelado oferecido no período noturno aos médicos e enfermeiros durantes os plantões. Na verdade, esta afirmativa traduz a insatisfação de muitos médicos e enfermeiros que passam longas horas nos ambientes hospitalares, e que, às vezes, não são reconhecido pelos próprios companheiros de trabalho.

A superintendente técnica do Conselho Regional de Enfermagem, Drª Maria Angélica Azevedo Rosin admitiu dificuldades estruturais no órgão e destacou a parceria do Conselho com a Covisa. “Nós encaminhamos todos os problemas que nossos fiscais detectam e que não cabem a nós agirmos à Covisa. A Coordenação de Vigilância em Saúde nos atende muito bem. Porém, sabemos das dificuldades estruturais do órgão e, por isso, a Covisa é um pouco morosa para o volume de problemas que encaminhamos para a coordenação”.

PAULO FRANGE vem lutando há anos para que os técnicos de enfermagem tenham mais supervisão nas creches que cuidam de crianças até dois anos e 11 meses. “Agora, com a participação do Conselho, vamos tentar junto a secretarias municipais de Educação e de Saúde, a contratação de enfermeiras para que elas possam supervisionar a atividade dos técnicos de enfermagem”.


PAULO FRANGE também questionou a má qualidade dos medicamentos e a suspeita de reação adversa nos hospitais. “Muitos medicamentos chegam aos hospitais com prazo de validade vencido, falsificados e com condicionamento irregular”, reagiu o vereador.

O parlamentar pediu explicações sobre as diversas casas de repouso existentes na cidade, a função do cuidador (profissional que atua nas residências), o funcionamento das empresas de Home Care e as clínicas de estética que realizam cirurgias plásticas sem nenhum preparo cirúrgico ou existência da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O vereador PAULO FRANGE convidou Maria Angélica para que apresente um relatório com o número de casas de repouso existentes no município de São Paulo. Para a superintendente o número chega a 500 casas.

Por fim, o parlamentar PAULO FRANGE parabenizou e avaliou o Conselho como um dos mais competentes. “Seus integrantes são eficientes, são qualificados e tem um comprometimento com sociedade muito grande, principalmente na assistência à saúde. São as enfermeiras que ficam 24 horas com os pacientes”, afirmou.

PAULO FRANGE também mencionou a excelente atuação no sistema de fiscalização do COREN. “Não esperava outra apresentação como essa do Conselho de Enfermagem. Ou seja, se mostrou eficiente, nada ficou sem resposta. Conhece todas as abordagens, como Medicina do Trabalho, atendimento nos Centros Psiquiátricos, nas clinicas de repouso, aos problemas ligados a medicação, manipulação de medicação, remédios vencidos a presença da enfermagem dentro das unidades de saúde. Temos muito o que aprender com eles”.



Drª Maria Angélica na CPI da Covisa

Nenhum comentário :