quinta-feira, 4 de março de 2010

PROJETO SOBRE USO DE ANABOLIZANTES É TEMA DE DISCUSSÃO NA CMSP


Hoje, dia 04 o Projeto de Lei nº 327/2009, de autoria do vereador PAULO FRANGE que “torna obrigatória a afixação nas academias de ginástica, nos centros esportivos e estabelecimentos comerciais de “nutrição esportiva” foi aprovado pela Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia. No tramite legal da CMSP, agora foi designado para análise das Comissões de Educação, Saúde e Finanças.

Foi pensando na saúde e qualidade de vida da população que pratica esportes, freqüenta academias, dos jovens e adultos que utilizam de anabolizantes e desconhecem os riscos, que em 2009, o vereador PAULO FRANGE apresentou este projeto e vem discutindo na Casa sobre a relevância de sua aprovação.

“Com os cartazes vamos conscientizar as pessoas sobre os riscos na utilização de anabolizantes e as conseqüências à saúde humana. Sem esquecer que a ação é como qualquer outra droga, causa dependência devastando todo o organismo. Infelizmente, o alvo está nos jovens entre 17 e 34 anos, quando a preocupação é com a alto afirmação, ou seja, os olhares estão voltados apenas para a estética do corpo. O que me preocupa são as alarmantes estatísticas. Cerca de 1% da população brasileira já consumiu estas substâncias. Portanto, é extremamente importante o olhar do Poder Público para esta situação. É preciso tratar o assunto com a responsabilidade que merece.”, descreve o vereador e autor do projeto PAULO FRANGE.

Entenda melhor -

Os anabolizantes são substâncias sintéticas parecidas com hormônios sexuais masculinos, usados em pequenas doses para tratamentos terapêuticas de casos como osteoporose, deficiência de crescimento, e problemas hormonais masculinos, como o hipogonadismo, sob prescrição médica – promovem um aumento descontrolado da massa muscular do usuário. Isso ocorre porque eles aumentam a capacidade corpórea de absorver proteína e reter líquido que provoca inchaço dos músculos.

Segundo notícia publicada no portal UOL em outubro de 2001, os usuários de anabolizantes podem desenvolver problemas de redução da função sexual, apresentar complicações no fígado, inclusive câncer, derrame cerebral, aparecimento de acne, entre outros. Além disso, os anabolizantes podem diminuir a produção de receptores de serotonina na região do cérebro, o que ocasiona em aumento da agressividade e nervosismo. Ao todo, cerca de 69 afeitos colaterais já foram detectados.

Você, cidadão de São Paulo, participe dessa luta! Faça a sua parte! Denuncie a venda ilegal de substâncias anabolizantes e ajude a proteger a saúde da população. Certamente, assim será possível inibir homens e mulheres da dependência dos anabolizantes.


Conheça abaixo o Projeto na íntegra:

PROJETO DE LEI 327/09 - do Vereador PAULO FRANGE

“Torna obrigatória a afixação nas academias de ginástica, nos centros esportivos e estabelecimentos comerciais de “nutrição esportiva” e produtos correlatos à atividade física, de carta com advertência sobre as conseqüências do uso de anabolizantes.

A Câmara Municipal de São Paulo D E C R E T A:

Art.1º Ficam as academias de ginástica, os centros esportivos e estabelecimentos comerciais de “nutrição esportiva” e produtos correlatos à atividade física em funcionamento no Município de São Paulo, obrigados a fixarem em local visível de suas dependências, cartazes contendo advertência sobre as conseqüências do uso de anabolizantes, com a seguinte redação: “O uso de anabolizantes causa danos à saúde e dependência química”.

Art.2º O Poder Executivo incluirá nas campanhas de combate ao uso de drogas, a divulgação sobre os prejuízos à saúde que os anabolizantes podem causar.

Art.3º. Os estabelecimentos a que se refere o Art. 1º terão o prazo de sessenta dias contados da data da publicação desta lei para se adequarem às suas disposições.
Art. 4º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Nenhum comentário :