quarta-feira, 18 de novembro de 2009

CPI PEDE INVESTIGAÇÃO SOBRE AUSÊNCIA DO CONTRU E COVISA EM DILIGÊNCIA NA NITRO QUÍMICA

Em reunião ordinária da CPI de Danos Ambientais, o vereador PAULO FRANGE solicitou o envio de representação ao Ministério Público Estadual de investigação do porquê o Departamento de Controle do Uso de Imóveis (Contru) e o Centro de Vigilância em Saúde (Covisa), órgãos da Prefeitura não enviaram técnicos para acompanhar quatro vereadores da CPI, técnico da Cetesb e representantes do Corpo de Bombeiros na visita de inspeção às instalações da Nitro Química, do Grupo Votorantim, em São Miguel Paulista, na zona leste.

“Na visita à Nitro Química, realizada na sexta-feira (13/11), nos frustrou demais a ausência de técnicos do Contru e do Covisa”, lamentou Frange. “Durante a semana reiteramos insistentemente que não deixassem de estar presentes porque tínhamos informações a respeito das irregularidades na indústria”.

“É um absurdo, pois a irregularidade mais grave é que desde 2005 a Nitro Química não tem alvará de funcionamento do Corpo de Bombeiros para uma área de 1 milhão de metros quadrados e que produz produtos tóxicos, inflamáveis, perigosos e explosivos”, disse o parlamentar. “Demos um prazo para que até o final desta CPI eles apresentem documentação que tudo está dentro da regularidade, sob pena de termos de representar contra eles.”

“Com relação aos funcionários do Contru e do Covisa que deixaram de ir por pressão política de não sei de quem - aqui vale de novo a frase tem força oculta atrapalhando desde o início a CPI”, afirmou. Frange denunciou ainda que “existe muita pressão para que a gente não investigue meio ambiente em São Paulo”.

Conheça mais sobre a NITRO QUÍMICA:

CRIAÇÃO: 1935

LOCALIZAÇÃO: Avenida Dr. Artur Nova, 951 – São Miguel Paulista.

ÁREA APROXIMADA: 765.000 metros quadrados.

HISTÓRICO: Empresa do Grupo Votorantim. Pioneira na América Latina e uma das maiores produtoras globais de nitrocelulose, fornecendo para 60 países.
PRODUÇÃO TOTAL: Nitrocelulose, Fluorados (Ácido Fluorídrico, Ácido Fluossilícico , Fluoreto de Alumínio), Ácido Sulfúrico e Óleum.


Sylvania

O vereador Paulo Frange informou ainda que a CPI vai tratar com o Ministério Público o passivo da Sylvania com relação à saúde dos trabalhadores, pois existe denúncia de que a empresa teria fraudado laudos.

“Se tiver qualquer tipo de transgressão que envolva a área médica nós seremos intransigente com isso e faremos de imediato representação junto ao Conselho Regional de Medicina e a outros órgãos, pois é impossível imaginar que alguém possa transgredir quando se trata da saúde do trabalhador contaminado por mercúrio. É uma contaminação extremamente grave, pois causa lesões neurológicas, depressão, tremores, alterações no sistema imunológico, insuficiência renal e morte”, afirmou.

Bann Química

A indústria, em Ermelino Matarazzo, está desativada, mas foi constatada a contaminação do solo em parte dos seus 80 mil metros quadrados. “É um problema sério para a região, principalmente no entorno do Jardim Queraluz. A empresa já foi autuada 34 vezes ao longo de sua história por poluir a atmosfera, o solo e o subsolo. As duas últimas multas somam R$ 60 milhões”, ressaltou Frange.

O vereador entende que não interessa multar e sequestrar o patrimônio de uma família. “O que interessa é que esse processo seja discutido com a Procuradoria do Município para que possamos num TAC (Termo de Ajuste de Conduta) transformar as multas numa compensação ambiental e dar um destino a essa área desativada e com plano de descontaminação”, afirmou Frange.

Conheça mais sobre a BANN QUÍMICA:

CRIAÇÃO: 1954

LOCALIZAÇÃO: Rua Francisco Tramontano 100, 9º Andar

HISTÓRICO: Iniciou uma produção em pequena escala de esponjantes, factices e antioxidantes para a indústria de pneumáticos e de borracha. Em 1963, foi adquirida uma grande área industrial em São Paulo, onde foi iniciada a produção de uma vasta variedade de aceleradores, antioxidantes e antiozonantes. Inaugurou uma nova unidade industrial em Paulínia, S.P. para produzir Anilina, uma matéria-prima importante para a produção de produtos químicos para borracha. Essa unidade também fabrica outros produtos tais como Ciclohexilamina, Diciclohexilamina, e O-Toluidina.
Em 1986, a Bann Química Ltda. inaugurou a produção de Corante Índigo Blue na unidade de Paulínia. O corante Índigo Blue é utilizado na indústria têxtil para fabricar o denim azul, material usado para o jeans azul.

PRODUÇÃO TOTAL: Intermediários Orgânicos

Aminas; Nitrobenzeno; Anilina; Ciclohexilamina; Diciclohexilamina; O-Toluidina

Outros: Ácido Antranílico; Sulfito de Sódio; Amônia

Nenhum comentário :