quarta-feira, 9 de setembro de 2009

COM CHUVA, SÃO PAULO VIVE MAIS UM DIA DE CAOS... ATÉ QUANDO?

Fortes tempestades, atingiram nesta terça-feira (08) os Estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, causando diversos transtornos nas cidades. Na capital paulista, logo nas primeiras horas da manhã, o tempo nublado anunciava que seria um dia difícil para a população. E, não demorou muito para a chuva invadir as ruas, causar alagamentos, desabamentos e travar o trânsito. As marginais Pinheiros e Tietê ficaram inundadas devido ao grande volume de água, que resultou no transbordamento do rio Tietê. Principais avenidas e até mesmo o Elevado Costa e Silva, no centro, ficaram completamente parados. Enchentes, lentidão por todos os lados e nos aeroportos, pane nos telefones... Resultado: um verdadeiro caos na maior cidade brasileira. Quem não saiu de casa fez a melhor escolha!

Em meio aos fatos, é extremamente complicado compreender esta situação. Uma cidade como São Paulo precisa urgentemente de projetos e planos de administração que resolva este problema. É preciso trabalhar em busca de alternativas e melhorias das cidades brasileiras. Até quando as fortes chuvas vão causar tantos transtornos?


O volume de chuva que atingiu a capital paulistana medido das 9h de ontem às 9h de hoje é recorde desde 1963. As ruas não suportaram a quantidade de água e, durante todo o dia, foram registrados em média 86 pontos de alagamentos. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) decretou estado de alerta para as marginais e a Capital ficou em estado de atenção. Choveu o equivalente a 70% do esperado para o mês de setembro. Com isso, algumas localidades sofreram com deslizamentos de terra. Infelizmente, neste triste cenário, muitas vidas se perderam. Até quando vamos assistir esse mesmo “filme”?

Com relação ao problema do congestionamento em São Paulo, há anos especialistas discutem sobre a tentativa de criar alguma estratégia, ou encontrar alguma solução para fazer com que a cidade não pare. Porém, a cada dia que passa, é mais complicado trafegar nas ruas da metrópole paulistana. Em busca de fugir dos engarrafamentos, algumas pessoas optam pelo sistema público de transporte. O problema é que atualmente, a nossa frota não atende toda a população.

São Paulo está completamente despreparada para desastres da natureza. Não conseguimos suportar a grande quantidade de água e, o que contribui de forma significativa para que as ocorrência de enchentes aconteçam é o acúmulo de lixo nas ruas. De fato, a responsabilidade de manter a cidade limpa é do Poder Público. Mesmo assim, cabe a cada munícipe que habita esta cidade ter bom senso e consciência e não jogar lixo nas vias públicas, pois as consequências desta atitude prejudicam a todos.

Nenhum comentário :