quinta-feira, 6 de agosto de 2009

GRIPE SUINA - ENTENDA E PREVINA-SE!

A OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou que, a gripe suína é causada pelo vírus influenza A (H1N1) e já se espalhou por muitas regiões do mundo. Em São Paulo já são cerca de 50 mortes confirmadas. Por isso, precisamos entender para nos prevenir e ajudar as pessoas que precisam de orientação! Juntos, vamos combater esse vírus!

No dia 11 de junho, a OMS anunciou que a doença atingiu o nível de pandemia (epidemia generalizada). O termo tem relação apenas com a ampla distribuição geográfica do vírus, e não com a sua periculosidade. Então, o pânico não é necessário, mas o cuidado é muito relevante!

Tire suas dúvidas e ajude na conscientização!

O que é a gripe suína? É uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1.

A gripe tem cura? Tem tratamento.

Como é transmitido o vírus? A doença é transmitida de pessoa para pessoa como a gripe comum e pode ser contraída pela exposição a gotículas infectadas expelidas por tosse ou espirros, e também por contato com mãos e superfícies contaminadas.

Quais são os sintomas? Os sintomas em humanos são parecidos com os da gripe comum e incluem febre acima de 38°C, falta de apetite, pouca tosse e muita dor no corpo.

O período de incubação da gripe --o tempo até que a pessoa desenvolva os sintomas-- é de entre 24 e 48 horas, embora não haja confirmação de um padrão para o atual surto.

Como a gripe é transmitida? Ela está sendo da mesma forma que a gripe comum: por via aérea, de pessoa para pessoa, por meio de espirros e tosse. Os especialistas apontam que, normalmente, as partículas com vírus viajam por até três metro de distância.
As pessoas podem transmitir o vírus antes mesmo de sentir os sintomas e depois de já terem melhorado. Os vírus da gripe suína podem ser encontrados não apenas nas secreções nasais, mas nas fezes.
Os vírus da gripe também sobrevivem por dias ou até mesmo semanas em superfícies secas. Evidências apontam que as pessoas podem se contaminar ao encostar em superfícies contaminadas --como teclados e maçanetas-- e depois tocar nariz, olhos ou boca.

Como se prevenir? É evitar as formas mais comuns de contágio: contato com pessoas infectadas ou que apresentem os sintomas e contato com objetos de manuseio por muitas pessoas como maçanetas, teclados e telefones. O uso de máscaras está sendo recomendado apenas nos hospitais. E para aqueles que precisam sair do país, é preciso ficar alerta com as regiões de maior contágio.

Quais os riscos da gripe suína? Sem tratamento o vírus H1N1 pode ser fatal. A gripe pode matar também ao causar uma pneumonia ou ao deixar o sistema de defesa do organismo mais vulnerável a infecções bacterianas.

Pode-se contrair a doença comendo carne de porco? Não. Os vírus da gripe suína não são transmitidos pela comida. O governo mexicano e a OMS (Organização Mundial de Saúde) descartaram qualquer risco de infecção por ingestão de carne de porco. De acordo com o CDC, a temperatura de cozimento (71ºC) destrói os vírus e as bactérias.
Como devo agir se estiver com os sintomas? Quem tiver sintomas de gripe pode tomar remédios sintomáticos e procurar um médico, caso os sintomas persistam, para tomar um antiviral. Mais informações: http://www.saude.gov.br/

E quem chegou de viagem? Se a pessoa esteve nos últimos dez dias em países onde o número de casos é elevado, como os EUA, o México, a Argentina ou o Chile, e apresenta sintomas pode procurar um médico e realizar o exame para identificar o tipo de gripe. Deve-se evitar locais com presença de muitas pessoas enquanto não sai o resultado.

Qual a diferença entre a gripe suína e a gripe comum? A gripe suína é caracterizada pelos sintomas da gripe comum, mas pode causar vômitos e diarréia mais graves. A gripe comum mata entre 250 mil e 500 mil pessoas a cada ano, principalmente entre a população mais velha. A maioria das pessoas morre de pneumonia, e a gripe pode matar por razões que ninguém entende. Também pode piorar infecções por bactérias.

Como a infecção de humanos com gripe suína pode ser diagnosticada? Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Entretanto, algumas pessoas, principalmente crianças, podem espalhar o vírus por dez dias ou mais.

Existe vacina contra esta doença? Grandes empresas farmacêuticas e órgãos de vários governos estão desenvolvendo vacinas contra o novo tipo de gripe, mas ainda não há comercialização do produto, ainda em fase de testes. As vacinas devem começar a ser vendidas no segundo semestre.
As vacinas normais contra a gripe são alteradas todos os anos para incluir imunização contra novas variedades de vírus.

Qual o tempo de incubação? Em média varia de 24 horas a 3 dias. A mídia mexicana cita até duas semanas.
Posso contrair o vírus de alguém que não apresente os sintomas? Sim. O Influenza pode ser transmitido por alguém até 24 horas antes de essa pessoa apresentar os sintomas.

Quais os grupos mais suscetíveis? Pessoas com alguma doença crônica ou deficiência imunológica sempre estão mais sujeitas.

Quanto tempo demora o resultado do exame que detecta a gripe suína? Nos EUA, tem demorado em torno de três dias. A Fiocruz prevê o mesmo para o Brasil.


CONHEÇA ABAIXO A LISTA DE HOSPITAIS DE REFERÊNCIA NO TRATAMENTO DA GRIPE A:

AC - Hospital Geral das Clínicas de Rio Branco (Rio Branco)
AL - Hospital Escola Doutor Hélvio Auto (Maceió)Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Maceió)
AM - Fundação de Medicina Tropical (Manaus)
AP - Hospital de Clínicas Doutor Alberto Lima (Macapá)
BA - Hospital Otávio Mangabeira (Salvador)
CE - Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará (Fortaleza)Hospital São José de Doenças Infecciosas (Fortaleza)
DF - Hospital Regional da Asa Norte (Brasília)
ES - Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Vitória)
GO - Hospital de Doenças Tropicais (Goiânia)Hospital Materno Infantil (Goiânia)
MA - Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (São Luiz)
MG - Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte)
MS - Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossiam (Campo Grande)
MT - Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (Cuiabá)
PA - Hospital Universitário João de Barros Barreto da Universidade Federal do Pará (Belém)
PB - Hospital Universitário Lauro Wanderley (João Pessoa)
PE - Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (Recife)
PI - Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela (Teresina)
PR - Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (Curitiba)Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná da Universidade Estadual de Londrina (Londrina)Hospital Ministro Costa Cavalcanti (Foz do Iguaçu)Hospital de Trabalhador da Secretaria Estadual de Saúde (Curitiba)
RJ - Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (Rio de Janeiro)Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Rio de Janeiro)Hospital Central IASERJ (Rio de Janeiro)Hospital Universitário Dr. Pedro Ernesto (Rio de Janeiro)
RN - Hospital Gizelda Trigueiro (Natal)
RO - Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Porto Velho)
RR - Hospital Geral de Roraima (Boa Vista)
RS - Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (Pelotas)Hospital Nossa Senhora da Conceição (Porto Alegre)Hospital de Clínicas de Porto Alegre, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre)Hospital Universitário de Santa Maria (Santa Maria)Hospital Geral de Caxias do Sul (Caxias do Sul)Associação Hospitalar Beneficente São Vicente de Paulo (Passo Fundo)Hospital Santa Casa de Uruguaiana (Uruguaiana)Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande (Rio Grande)
SC - Hospital Nereu Ramos (Florianópolis)Hospital Infantil Joana de Gusmão (Florianópolis)Hospital Regional Lenoir Vargas Ferreira (Chapecó)
SE - Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (Aracaju)
SP - Hospital das Clínicas da Unicamp (Campinas)Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP (Ribeirão Preto)Hospital de Base da Fundação Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (São José do Rio Preto)Hospital São Paulo da Universidade Federal de São Paulo (São Paulo)Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo (São Paulo)Hospital de Infectologia Emilio Ribas (São Paulo)Hospital Estadual de Bauru (Bauru)Hospital Guilherme Álvaro (Santos)
TO - Hospital Geral de Palmas Doutor Francisco Aires (Palmas)

Fonte: Ministério da Saúde

Nenhum comentário :