sexta-feira, 5 de junho de 2009

Dia Mundial do Meio Ambiente

Hoje, 05 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Esta data tão significativa para a humanidade tem como objetivo chamar a atenção de todos os seres humanos que habitam a Terra, a fim de conscientizá-los sobre os sérios problemas pelos quais nosso ecossistema passa atualmente.

A conservação da natureza e a proteção da fauna e flora global são esquecidas em meio ao desenvolvimento das atividades humanas. Isso é refletido na falta de responsabilidade de algumas empresas que lançam no ar, solo ou água materiais químicos altamente tóxicos. Atitudes como estas têm ocasionado gravíssimos impactos de degradação ambiental. Caso não seja tomada nenhuma atitude quanto à proteção do meio, e não houver comoção social, os recursos naturais estarão comprometidos, bem como as condições de vida sustentável atual e futura no planeta.

Dados alarmantes explicam a difícil situação mundial em relação à escassez de água: o Planeta possui 1,4 milhões de quilômetros cúbicos de água, distribuídos em mares, lagos, rios aqüíferos, gelo, neve e vapor. Porém, apenas 2,5% desse total é doce, ou seja, uma pequena parte deste precioso recurso híbrido pode ser consumida, aproveitada.

Alterações climáticas, aumento da temperatura da Terra, promoção de queimadas, efeito estufa, perda da biodiversidade, redução da camada de ozônio, entre outros, são algumas ‘respostas’ da natureza quanto ao mal que o homem vem causando a ela.

O meio ambiente oferece aos seres vivos condições essenciais para a sua evolução e sobrevivência. A vida humana não se sustenta sem água potável, ar puro, solo fértil e muito menos sem um clima ameno. Mesmo assim, muitas pessoas ainda não entenderam isso e destroem de maneira irracional as bases da sua própria sustentação. Assim, todos serão prejudicados diretamente.

A ética moral deve prevalecer! A preservação do meio ambiente é uma questão de caráter social! A situação tende a piorar se nada for feito para impedir a deterioração das florestas, o mau uso da água e a poluição que tanto prejudica o ar nas grandes metrópoles.

Em 03 de junho de 2009, foi assinado um substitutivo ao Projeto de Lei 530/08, que institui a Política de Mudanças do Clima do Município de São Paulo. Esta é mais uma iniciativa do vereador PAULO FRANGE quando apresentou o projeto de lei Nº 239, que visa à preservação do meio ambiente e na qualidade de vida da população, em 2007. Além disso, como médico, ele tem conhecimento sobre as carências e deficiências dos munícipes desta cidade. A partir de agora, São Paulo passa a ser o único município do Brasil a ter um projeto de tamanho detalhamento de artigos. Alinhado com as propostas de Kioto, este é sem dúvida, mais um passo significativo para vencer a degradação do meio ambiente e resguardar a saúde pública.

“Não há nenhuma possibilidade de vida sem os recursos naturais. A utilização com consciência é de competência do homem. O zelo, amor e respeito pela natureza e por todas as coisas boas que ela nos oferece devem brotar no coração de cada ser humano. Por isso, a preservação é responsabilidade de todos”, declara o vereador PAULO FRANGE.

Nenhum comentário :