quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

ATENÇÃO

ACOMPANHE AS NOTÍCIAS QUE SAÍRAM NA IMPRENSA SOBRE O PROGRAMA INSTITUIDO EM PORTO ALEGRE PARA PREVENÇÃO A GRAVIDEZ PRECOCE

SITE UOL
28/11/2006 - 18h07

Projeto em Porto Alegre implanta anticoncepcional em adolescentes carentes

Da redação Um projeto pioneiro no Rio Grande do Sul prevê a implantação de contraceptivos subcutâneos gratuitamente em adolescentes da capital Porto Alegre. Uma organização não-governamental está cedendo os anticoncepcionais e a Prefeitura da cidade entra com a triagem, os exames e a colocação em jovens previamente cadastradas. "O principal critério é a vulnerabilidade social", diz a médica Lízia Maria Mota, que faz parte da coordenação do grupo do projeto na Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. "Algumas meninas já estão pré-triadas, temos uma fundação de assistência social com algumas candidatas em abrigos, albergues, meninas de rua. Essas são nossas prioridades."

LEIA NA ÍNTEGRA ACESSANDO:
http://noticias.uol.com.br/uolnews/saude/2006/11/28/ult2750u131.jhtm



ÍNDICE DE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA CONTINUA A CRESCER NO BRASIL

Meninas de 10 a 20 anos respondem por 25% dos partos no país. Porto Alegre vai distribuir anticoncepcionais para jovens carentes
Cerca de 1,1 milhão de adolescentes engravidam por ano no Brasil e esse número continua crescendo. O índice de adolescentes e jovens brasileiras grávidas é hoje 2% maior do que na última década; as meninas de 10 a 20 anos respondem por 25% dos partos feitos no país, segundo o Ministério da Saúde.
Estudo da Organização Mundial da Saúde mostra que a incidência de recém-nascidos gerados por mães adolescentes com baixo peso é duas vezes maior que o de mães adultas. A taxa de morte neonatal é três vezes maior. Esse são apenas alguns dos problemas da gestação na adolescência. Também há outra questão: as meninas que ficam grávidas acabam deixando de estudar para cuidar do bebê.

Nenhum comentário :