quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

TRANFORMAÇÃO DE DNA DE BACTÉRIA

REPORTAGEM DA FOLHA DE SÃO PAULO DE HOJE MOSTRA MODIFICAÇÃO GENÉTICA DE BACTÉRIA PARA ABSORÇÃO DE METAIS PESADOS

Matéria de Eduardo Geraque


"O apetite de uma bactéria de água doce por metais pesados é a base de uma nova estratégia de despoluição criada num laboratório da USP (Universidade de São Paulo). Alterando o DNA do micróbio, os cientistas conseguiram aumentar em 200% seu potencial de eliminação de resíduos, e a criatura poderá vir a servir para tratar efluentes de mineração. (...)


Uma pequena alteração no genoma na bactéria, de menos de 1%, foi capaz então de aumentar o número de proteínas grudadas do lado de fora da membrana externa. Com mais "ganchos" protéicos, os metais pesados ficaram com mais superfície livre para grudar.


(...) o projeto, já premiado pela Agência Nacional de Águas, contou com recursos da mineradora Vale.

A empresa abriu mão das duas patentes feitas para a bactéria autolimpante, que estão em nome da USP, desde que ela tenha o direito de usar o invento sem custos. A Vale também pediu que os direitos de uso do micróbio não sejam repassados para outras mineradoras.
Biondo, engenheiro químico, afirma que, além do ganho ambiental, quando houver metais nobres grudados nas bactérias pode ocorrer a recuperação dessas substâncias. O método mais eficaz para isso, diz a dupla de cientistas, é a incineração. A queima dos organismos deixaria os metais capturados livres outra vez."


segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

DENGUE – UM MAU QUE PODE TER REMÉDIO

A Fiocruz desenvolveu uma pesquisa que mostrou as propriedades benéficas da planta unha-de-gato. Dentre os resultados, a produção de um medicamento a base dessa planta poderá evitar complicações em razão da dengue, como a pressão baixa e a hemorragia.

A viabilidade ainda está sendo estudada, mas já podemos comemorar mais uma descoberta da ciência.

A unha-de-gato já é usada para o tratamento de outras doenças. É um excelente antiinflamatório principalmente para quem tem artrite.

Infelizmente a planta corre risco de extinção, apesar de ainda não estar na lista do Ibama é preciso divulgar e denunciar as ações dos extrativistas ilegais.

A natureza é um bem da nação brasileira. Não tem dono, por isso, respeitar para obter os benefícios como um todo, hoje é obrigação.
v

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

EXPECTATIVA DE VIDA DO BRASILEIRO AUMENTA PARA 72,57 ANOS

Na semana passada estudo revelou que a população brasileira passa a ter uma expectativa de vida maior em relação a 2007. Em comparação com dados de 1991, já ganhamos cerca de 5,5 anos.

Desde 1999, por determinação de uma lei federal, impreterivelmente, é divulgada todos os anos a Tábua que determina esses números. Mas tudo isso não é mais uma curiosidade, o objetivo é definir o valor da pensão de acordo com a expectativa de vida do beneficiado que se aposenta por tempo de serviço.

Segundo reportagem uma preocupação relevante é com o processo de envelhecimento da população – previsão – 80 anos até o ano de 2050 (IBGE). O curioso é que este aumento se revelou em áreas de menor poder aquisitivo.

Na disputa dos sexos, os homens obtiveram um discreto aumento, mas as mulheres continuam liderando – M – 76,44 anos em 2007 – H – 68,82 em 2007.

A explicação esta na sobremortalidade que os homens apresentam na juventude. Na faixa de 20 a 24 anos é 6 vezes maior. Os índices de morte por acidente, violência ou catástrofe são relacionados em sua maioria com os homens. Com a reversão deste quadro a expectativa de vida deles se elevaria consideravelmente de 2 a 3 anos.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

TESTE DETECTA AIDS EM 15 MINUTOS


Laboratório Norte-americano Chembio desenvolveu um teste que custará US$ 2,60 para detectar a contaminação do sangue pelo vírus HIV. A FIOCRUZ já anunciou a nacionalização do teste. Sem dificuldades, com apenas uma gota do sangue, o diagnóstico será revelado no próprio local da coleta entre 10 e 15 minutos. O teste que é feito hoje tem um processo de coleta e envio para laboratório que demanda um tempo relativamente longo.

O novo método já é usado no Brasil em maternidades para evitar a transmissão de mães para filhos. Agora, o Ministério da Saúde vai ampliar a distribuição destes testes e acredita-se que com o diagnóstico precoce os índices de sobrevida aumentará significativamente.

O domínio da tecnologia promete ajudar não só na identificação do HIV, mas também contribuirá para o desenvolvimento de testes rápidos para outras doenças, como a leishmaniose e a leptospirose.

Em reportagens, a FIOCRUZ declarou que há novidades no desenvolvimento de anti-retrovirais para aqueles que buscam novos tratamentos. Estão em busca do registro de uma nova pílula que combinará três princípios ativos. Eles trabalharão também para o registro do 1º anti-retroviral para crianças do país.

UM ALERTA! – Cerca de 255 mil pessoas no Brasil estão infectadas pelo vírus HIV e ainda não fizeram o teste.
x

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

DESABAFO DE UM VEREADOR MÉDICO NUMA COMISSÃO DE FINANÇAS

Depois de 2 meses de insistentes manifestações em plenário sobre o orçamento de São Paulo, só agora em início de dezembro que “acordaram para o fato”.

Em todas as audiências públicas desde início de outubro e em todas as manifestações de plenário, venho insistindo que o orçamento foi calculado com crescimento do PIB em 2009 de 3,7%, avaliação feita pelo Banco Central, em 19 de setembro de 2008.

Com a globalização da crise, mesmo com os mecanismos de “blindagem” que o Governo Federal tenta impor, até os mais otimistas entendem que será um desafio crescer nesse nível em 2009. Assim é que, em 3 de outubro a perspectiva já sinalizava para crescimento de 3,5%, e em 31 de outubro para 3,0%.

Esse cenário se manteve ao longo de novembro com as medidas do Governo Federal que injetou centenas de bilhões no mercado buscando amenizar o impacto no último trimestre do ano.

É certo que houve sinais de equilíbrio, mas os analistas continuam pessimistas e anunciam um crescimento de 2,8% em 28 de novembro deste ano.

A receita de São Paulo é imposta por 22% de ISS, ou seja, serviços e 19% da cota parte do ICMS. Sem levar em conta inadimplência de IPVA e IPTU que respondem por 6% e 11% respectivamente, que certamente ocorrerá um orçamento inferior àquele proposto pelo Governo que foi de R$ 29,2 bilhões numa composição “eufórica”.

É a contaminação do processo político na equipe técnica que elabora o orçamento. Higienizando esses técnicos e os tratando da “euforia contagiante”, eles passam a perceber que o crescimento proposto no orçamento de 16,5% não deverá ultrapassar os minguados 7,5% ou, entre os grandes otimistas 8%.

Pasmem, por mais de 30 vezes discursei na CMSP sobre o mesmo assunto e ninguém ouviu. Fiz o mesmo questionamento em todas as audiências públicas que participei. Todos, insistentemente tiveram paroxismo de surdez. É como se um filtro tivesse alojado dentro do ouvido médio e não deixasse passar frases oriundas de um médico que se atreve estudar e entender economia.

Até parece que isso é proibido aos médicos. Esquecem que por exercer ao longo de 30 anos, a medicina, sou especialista em uma ciência inexata e que caminha do diagnóstico ao tratamento no complicado mundo das estatísticas e das probabilidades de acertos e de relação custo-benefício de cada procedimento quer seja clínico ou cirúrgico.

Também é importante lembrar que, como médico temos como primeira formação a busca do diagnóstico. Podemos até não saber tratar todos os casos, mas com humildade podemos encaminhar para quem sabe tratar com competência. O que espanta é que o diagnóstico estava tão claro que não haveria necessidade de ser médico para diagnosticá-lo. Poderia ser, por exemplo, um curioso, um curandeiro e até qualquer um dos 200 milhões de brasileiros que conhecem, discutem e sabem quase tudo de futebol e também de economia. Esses brasileiros já sentem em casa e nas famílias o desemprego rondando seus lares, a crise batendo a sua porta, uma nuvem escura no horizonte, que dessa vez vem do norte (EUA), mas que traz consigo os estragos da tempestade. Parece que enfrentamos frentes frias e nuvens argentinas.

Pois é, esse meu papo tem tom de desabafo, mas o que me intriga é que a miopia vem se tornando freqüente entre os homens perfilados no poder público.
Hoje, 03 de dezembro, pela manhã uma notícia de um jornal dizia “Em 2009 o Brasil deverá crescer 4%”, afirma Mantega.

Meu Deus! Ainda não contaram para ele o que está acontecendo aqui no mundo dos pobres mortais que dependem de salário, que vem do emprego, que vem da economia, que depende do campo, da industria, do comércio e também de Papai Noel.
Resta então, esperar o pior, como afirma a imprensa americana. Que o senhor possa olhar por nós!

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

FALTA DE MÉDICOS – UMA SITUAÇÃO TERRÍVEL PARA O BRASIL


São 455 municípios sem médicos durante o ano todo. A situação mais grave é no Nordeste onde 177 cidades ficam abandonadas, sem médicos nem para o atendimento básico. Geralmente são regiões distantes das capitais, muito carentes e sem acesso a qualquer socorro.

Segundo levantamento realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Brasil hoje tem 1,15 profissional de saúde para cada 100 mil habitantes. Existe uma forte resistência por esses profissionais de trabalharem em lugares tão distantes e sem recursos, sem contar que a remuneração tambpem não é nada atrativa.

Para tentar sanar esse problema (de forma momentânea) o Ministério da Saúde criou três programas: Pró-Saúde, Telessaúde e o Programa Saúde da Família.

Enquanto isso, as epidemias tomam conta e a cada dia que passa devido a insuficiência de médicos e a má distribuição desses profissionais os índices de doentes aumentam e o pior de tudo é que a solução ainda está longe de ser alcançada.
X