Na semana passada estudo revelou que a população brasileira passa a ter uma expectativa de vida maior em relação a 2007. Em comparação com dados de 1991, já ganhamos cerca de 5,5 anos.
Desde 1999, por determinação de uma lei federal, impreterivelmente, é divulgada todos os anos a Tábua que determina esses números. Mas tudo isso não é mais uma curiosidade, o objetivo é definir o valor da pensão de acordo com a expectativa de vida do beneficiado que se aposenta por tempo de serviço.
Segundo reportagem uma preocupação relevante é com o processo de envelhecimento da população – previsão – 80 anos até o ano de 2050 (IBGE). O curioso é que este aumento se revelou em áreas de menor poder aquisitivo.
Na disputa dos sexos, os homens obtiveram um discreto aumento, mas as mulheres continuam liderando – M – 76,44 anos em 2007 – H – 68,82 em 2007.
A explicação esta na sobremortalidade que os homens apresentam na juventude. Na faixa de 20 a 24 anos é 6 vezes maior. Os índices de morte por acidente, violência ou catástrofe são relacionados em sua maioria com os homens. Com a reversão deste quadro a expectativa de vida deles se elevaria consideravelmente de 2 a 3 anos.
Vereador de São Paulo no 5º mandato, médico cardiologista e administrador hospitalar.
quarta-feira, 10 de dezembro de 2008
EXPECTATIVA DE VIDA DO BRASILEIRO AUMENTA PARA 72,57 ANOS
Postado por
A VOZ DE PAULO FRANGE
às
18:25
Enviar por e-mail
Postar no blog!
Compartilhar no X
Compartilhar no Facebook
Compartilhar com o Pinterest
Marcadores:
2008
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário