quarta-feira, 12 de novembro de 2014

ANIVERSÁRIO DE 110 ANOS DA REVOLTA DA VACINA


Hoje já não há tanta resistência às vacinas, embora tenha ocorrido eventos isolados contra à campanha da "HPV", sem nenhuma base. 

Completou nesta semana 110 anos da Revolta da Vacina, episódio que aconteceu no início do período republicano no Brasil, e foi desencadeada por diversos conflitos e revoltas populares no Rio de Janeiro, entre 10 a 16 de novembro de 1904. O motivo que deflagrou as manifestações foi a campanha do governo federal que instituiu a vacinação obrigatória, contra a varíola.

Hoje já não há mais tanta resistência às vacinações, a grande maioria sabe da sua eficácia na imunização contra agentes de doenças que o organismo não estaria preparado para enfrentar sozinho. Entretanto houve recentemente resistência por certos setores da sociedade à Campanha de Vacinação conta o HPV – que previne o câncer de colo de útero em meninas de 11 a 13 anos – que precisam tomar as três doses previstas. Entretanto, nada há eventos que coloquem em dúvida a vacina e sua eficácia em todo o mundo.

A primeira dose contra o HPV ocorreu em março/2014, a segunda dose seis meses após, em setembro/2014, e a terceira, de reforço, cinco anos depois. Mais de 2,2 milhões de meninas já tomaram a segunda dose da vacina, o número representa 45% do público-alvo, formado por 4,9 milhões de meninas dentro da faixa etária. Quem não tomou a segunda dose deve fazê-lo, procurando a UBS mais próxima.

Nenhum comentário :