terça-feira, 25 de novembro de 2014

ALERTA SOBRE OS RISCOS DA AUTOMEDICAÇÃO


O vereador Paulo Frange, sempre que questionado, tem condenado a venda de medicamentos sem prescrição médica, o que representa um grande risco à população. É comum entre os brasileiros a automedicação, ou seja, tomar um remédio após uma dor de cabeça ou febre por conta própria.

- A automedicação, muitas vezes, é vista como uma solução para o alívio imediato de alguns sintomas, mas pode trazer consequências mais graves do que se imagina.

A medicação por conta própria é um dos exemplos de uso indevido de remédios, considerado um problema de saúde pública no Brasil e no mundo.

Segundo dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (SINTOX), em 2003, os medicamentos foram responsáveis por 28% de todas as notificações de intoxicação. O uso de medicamentos de forma incorreta pode acarretar o agravamento de uma doença, uma vez que a utilização inadequada pode esconder determinados sintomas – segundo informou a SBEM - Sociedade Brasileiras de Endocrinologia e Metabologia.

O vereador Frange alerta que , se o remédio for antibiótico o risco é maior, pois o uso abusivo aumenta a resistência de microorganismos, e compromete a eficácia dos tratamentos.

Nenhum comentário :