segunda-feira, 22 de setembro de 2014

HOSPITAL BRASILÂNDIA SERÁ LICITADO. ATO NO SÁBADO, DIA 20/SET.2014. NO CEFÓ, 14 HORAS (matéria de capa do Freguesia News e jornais coligados)


Neste sábado, dia 20/set.2014, às 14 horas, acontece o ato de licitação do Hospital Brasilândia, no Centro Esportivo CEFÓ, NA Rua Jacutiba, 167, no início da Rua Parapuã, com a presença do prefeito Fernando Haddad. Após a licitação, que escolherá a empreiteira, inicia-se a obra, fazendo justiça aos moradores do distrito Brasilândia.

Estamos em época de eleições, com disputas altamente polarizadas, muita descrença nos políticos e algumas promessas de obras pairando sobre a região, a maior delas é a da Linha 6 do Metrô, cujo início atrasou em pelo menos 4 anos. Há também o Hospital da Brasilândia, promessa propalada na campanha eleitoral de 2008, pelo então candidato vencedor, Gilberto Kassab, que esqueceu o que prometeu.

O mesmo compromisso foi assumido pelo prefeito Fernando Haddad, em sua campanha eleitoral, em 2012, e cuja obra será licitada, finalmente. Muita gente irá dizer que isso só acontece porque é ano eleitoral. Diríamos: que bom que tem eleições e que coisas assim aconteçam mesmo em ano eleitoral. 

É sabido que o tempo entre uma bandeira reivindicatória ser levantada e a sua concretização é longo, mas se a reivindicação for verdadeira, acaba acontecendo, isso é certo, mas é preciso ter garra e perseverança para que ocorra. E isso foi o que teve o vereador e médico Paulo Frange (PTB), que vem, desde 1995, insistindo na necessidade do distrito Brasilândia ter um hospital – e isto é largamente documentado por ele. Frange afirmou ao Jornal, que se fixou nessa reivindicação, tendo por base o que o SUS preconiza, ou seja, que um distrito tem que ter três leitos para cada 1000 habitantes – o que nunca aconteceu em Brasilândia, o único distrito próximo sem um leito hospitalar. Essa sua luta particular já lhe rendeu dissabores, pois, embora tenha convencido todos os prefeitos da sua necessidade, deste que iniciou a sua cruzada pró-hospital, nenhum deles cumpriu o prometido, exceção de Haddad agora. 

O Hospital Municipal de Vila Brasilândia terá 250 leitos; 40 leitos de UTI, 5 salas cirúrgicas, 3 salas obstétricas, além de ambulatório e salas de emergência. E esta prevista a existência de uma piscina no seu subsolo, que servirá para tratamentos ortopédicos e, nos finais de semana, integrará os equipamentos de lazer do Centro Esportivo, anexo. Entretanto para que tudo ocorresse agora, foi preciso muita luta, também, em outra frente.

Nenhum comentário :