O Dia Nacional do Homem é, na verdade, o Dia Nacional da Saúde do Homem, que é comemorado no dia 15 de julho. Uma data escolhida para lembrar ao homem que ele não é invencível e que precisa cuidar da saúde assim como as mulheres.
O vereador Paulo Frange tem feito esse alerta com constância, diz que ir ao médico é coisa de homem consciente. Para ajudar nesse objetivo tem lei de sua autoria e um projeto de lei que incentiva o homem cuidar da saúde, assim como obriga o Sistema de Saúde a dar atenção especial à sua saúde do homem.
É de sua autoria a lei que criou a “Corrida e Caminhada pela Saúde do Homem”, que tem por objetivo incentivar os homens a praticar exercícios e cuidar da sua saúde.
“A prevenção de doenças é fundamental, assim como as mulheres, os homens também precisam de cuidados específicos de profissionais especializados", explica o vereador.
Já o Projeto de Lei (0385/2011) institui a Política Municipal de Atenção Integral à Saúde do Homem, que tem por base orientar a população masculina sobre a proteção, tratamento e recuperação dos agravos e das enfermidades do homem.
Frange defende neste PL a organização dos serviços públicos de saúde voltados ao homem e especializados no tema, reconhecendo nos homens sujeitos que necessitam de cuidado, quicá um hospital voltado exclusivamente à sua saúde.
Frange alerta os homens: "O homem vive, em média, sete anos a menos que as mulheres e apresentam índices elevados de doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e tem a pressão arterial mais elevada. Ou seja, exercitar-se é mais que necessário, assim como procurar o tratamento preventivo", finaliza.
Nenhum comentário :
Postar um comentário