quarta-feira, 21 de maio de 2014

VER. PAULO FRANGE FAZ REFLEXÃO SOBRE A FRASE LAPÍDAR DE SÃO CAMILO: “MAIS CORAÇÃO NAS MÃOS”




O vereador Paulo Frange participou da mesa diretora dos trabalhos, na abertura das comemorações dos 400 anos da morte de São Camilo, que ocorreu no Centro Universitário São Camilo, no Ipiranga, São Paulo.
Frange disse que é um dos leigos mais apaixonados pelos ensinamentos de São Camilo e citou a frase lapidar deste "Mais coração nas mãos", preceito máximo dos camilianos e uma orientação para o tratamento de enfermos. 

Ensina que é transferindo para a ponta dos dedos a sensibilidade do coração a melhor forma de tratar uma pessoa doente, tratá-lo com sensibilidade, disse o vereador.

Frange afirmou ainda que a frase “Mais coração nas mãos” contém a informação de que as mãos são a representação da técnica, da habilidade; da necessidade de se ter mãos treinadas. O coração é a sensibilidade - “o órgão fala sem falar”.

O ensinamento de São Camilo ensina que é preciso transferir para a ponta dos dedos a sensibilidade do coração e tratar o paciente com humanidade. “No momento, vivemos um período triste. Está faltando coração na medicina. Hoje há muita tecnologia sem sensibilidade. E São Camilo tinha esse jeito especial de tratar os enfermos e por isso as pessoas que cuidava, melhoravam mais, e não é para menos, metade da cura está na fé", disse Frange. 

Por fim o vereador Paulo Frange destacou que os Camilianos estão deixando marcas na história do Brasil. "Muitos tentaram conquistar a nossa terra, mas os Camilianos a ocuparam com conhecimento e ensinamento".

Enfim, 0 4º Centenário da morte de São Camilo é momento de reflexão e de retomada da experiência fundada feita por ele, atualizando-a na vivência dentro do seguimento cristão, da compaixão aos doentes e na humanização da medicina, que tanto precisamos em nossa Cidade, Estado e País.

Nenhum comentário :