domingo, 1 de dezembro de 2013

SHOW COM ROBERTO LEAL MARCOU O EVENTO


VEREADOR PAULO FRANGE PARTICIPOU DA FESTA DOS 21 ANOS DA COMUNIDADE PORTUGUESA GEBELINENSE SÃO PAULO

O vereador Paulo Frange participou da festa dos 21 anos de existência da Comunidade Gebelinense São Paulo, ocorrida no domingo dia 1/dez.2013, na sede social desta entidade em Mairiporã, na Serra da Cantareira. A atividade principal de festa, além da boa comida portuguesa, foi o show do cantor Roberto Leal, um sucesso. Paulo Frange ajudou a descerrar uma placa da Câmara Municipal de São Paulo em homenagem aos 21 anos desta união, ao lado de outros vereadores convidados.

Frange reviu muitos amigos e conhecidos e também recebeu reclamações e pleitos de participantes da festa, o primeiro deles referiu-se à Av. Sezefredo Fagundes, que dá acesso, de Santana à Mairiporã, à sede da Comunidade, com mais de 20 km de extensão. Ela se encontra totalmente esburacada, precisando de intervenção urgente – pedido esse que já está encaminhando junto aos órgãos competentes

HISTÓRICO
O vereador explicou que a Comunidade Gebelinense São Paulo congrega portugueses nascidos na aldeia de Gebelim , que se localiza no Conselho de Alfândega da Fé, Distrito de Bragança e Província de Trás-os-Montes, Portugal, e consegue manter viva a cultura e as tradições lusitanas e agregar agora filhos e demais descendentes.

Frange lembrou de música cantada por Roberto Leal, cuja letra destacava o fato de Portugal, “tão pequenino” ter, com a coragem do seu povo, descoberto o Brasil, colonizado parte da África e chegado até Ásia com suas frágeis caravelas. O que mostra a capacidade, inteligência e destreza de um povo, que assim reconfigurou o mapa do mundo e destacou-se como nenhum outro no mundo nessa época. A canção arrancou lágrimas de muitos dos mais velhos portugueses.

O vereador diz que a Comunidade Gebelinense, assim como as coisas boas, nasceu de forma informal, no ano de 1988, a partir de um almoço do qual participaram Avelino Augusto Teixeira e Alcomo, dois dos pioneiros, que criaram uma promoção em que sorteariam duas passagens a Portugal - uma forma de agregar os amigos luzitanos da mesma aldeia e logo os dois ganharam a adesão de outros amigos, que em seguida passaram a organizar encontros e festas e nelas notou-se que a maioria era originaria de Gebelim.

Em 1992, uma festa grandiosa, ocorrida na Portuguesa de Desportos, impulsionou a ideia de formar a associação Comunidade Gebelinense, o que se deu oficialmente em 13/dez.1992.

Dentre os objetivos na entidade está promover o congraçamento dos imigrantes da aldeia de Gebelim e seus descendentes, para que tenham a exata ideia de suas origens e honrem sempre as suas famílias; promover encontros sócio-esportivos e beneficentes; promover anualmente, no mínimo, dois eventos sendo um em maio e outro no segundo domingo de setembro, dia em que se comemora em Gebelim, a Festa em Louvor a São Bernardino de Sena.
...
Comunidade Gebelinense São Paulo, Endereço: Estrada Bragança Paulista, 50-A (acesso pela Av. Sezefredo Fagundes), Mairiporã, Bairro: Votorantim. Fone: (11) 4484 4382.

Nenhum comentário :