sábado, 31 de agosto de 2013

VER. PAULO FRANGE VÊ REALIZADO UM SONHO: A CARRETA DA SAÚDE

Foto: Cláudia Martins
HORA CERTA MÓVEL REALIZA EXAMES COMPLEXO NOS BAIRROS

O vereador Paulo Frange visitou o Programa Hora Certa Móvel - ou a Carreta da Saúde – que está aportada no pátio da Subprefeitura Freguesia do Ó nesta semana junto com o prefeito Haddad e o Secretário da Saúde José de Fillipi Jr., onde conferiu o bom funcionamento do Hora Certa Móvel – uma ideia que ele conheceu em 1988 no Texas (EUA) e que sempre sonhou em vê-la aplicada no Brasil – o que só foi possível agora na gestão Fernando Haddad. Trata-se de carretas equipadas com equipamentos de ponta e capacitadas para realizar exames médicos complexos para atender a demanda reprimida da fila do SUS.

O processo de implantação das carretas contou com o apoio de Frange e culminou na celebração de convênio com a CIES/ Associação Beneficente Ebenézer (ligada aos Camilianos). Frange disse que o objetivo é a operacionalização do programa de saúde “Ação Concentrada Hora Certa Móvel”, que atende pacientes que se encontram na fila de espera em alguns casos de até 4 anos.

As “Carretas da Saúde” são unidades móveis equipadas com os mais modernos aparelhos para a realização de exames complexos, entre estes: de colonoscopia, ecocardiografia, eletroneuromiografia, esofagogastroduedenoscopia, nasoviodeolaringoscopia e ultrassonografia.

O vereador Paulo Frange explica que a adequada execução dos exames que são realizados pelas Unidades Hora Certa Móvel, contam com apoio diagnóstico anterior, ou seja, o paciente deverá realizar com antecedência os procedimentos de avaliação clínica e orientação médica e que serão marcados nas Unidades de Saúde pela Regulação – que é a central de marcação de exames e consultas especializados da Prefeitura.
- O importante é que as unidades móveis de exames reduzindo o tempo de espera para realização destes exames e entrega dos resultados, contribuindo, desta forma, para uma maior qualidade, eficácia e efetividade no atendimento aos cidadãos usuários do SUS da Capital. Por onde passou, zerou a fila.

A primeira unidade móvel inaugurada pelo prefeito Haddad, no dia 2/set.2013, funcionando anexo ao Hospital do Ermelino Matarazzo - e as outras previstas são para as Zona Sul e Norte - serão alocadas também nas áreas onde há grande fila de pacientes esperando exames, facilitando o acesso dos munícipes residentes nas regiões mais distantes da Capital. Diz Frange.

As unidades móveis buscam alcançar a meta de ofertar exames em quantidade suficiente para atendimento à demanda reprimida em curto prazo. As carretas são de apoio diagnóstico em caráter temporário e com o objetivo específico de combater a demanda reprimida em fila de espera no Sistema SIGA-Saúde – que é o controle de todo o sistema de consulta/ exames do SUS.
A proposta da Secretaria Municipal de Saúde é ter, em cada região da Capital, pelo menos uma unidade fixa do programa Hora Certa.

As carretas decorrentes deste convênio são financiadas com recursos federais e possuem o valor total estimado de R$5.338.274,04, correspondente ao total estimado de 76.188 consultas.

Nenhum comentário :