sexta-feira, 13 de julho de 2012

Vereador Paulo Frange se une a milhares de fiéis na celebração da visita do Coração de São Camilo de Lellis em Cachoeira Paulista no Vale do Paraíba em São Paulo


Vereador Paulo Frange e Padre Leo Pessini em frente
a Relíquia do Coração de São Camilo de Lellis


Vereador Paulo Frange, Padre Leo Pessini e fiéis receberam no dia 12 /07, a Relíquia do Coração de São Camilo de Lellis com louvor e adoração na Comunidade Canção Nova Nacional em Cachoeira Paulista no Vale do Paraíba em São Paulo. Milhares de caravanas, vindas de diversos estados do Brasil como Goias,  Minas, São Paulo, Rio Grande do Sul, entre outros, lotaram o espaço da Igreja Comunidade Canção Nova em São Paulo.


O coração de São Camilo está hoje conservado numa
urna de vidro, dentro de um relicário dourado, no quarto onde ele morreu.


Vereador Paulo Frange fala aos fiéis na
Comunidade Canção Nova em Cachoeira Paulista


Durante sua fala Frange lembrou que em 2014 completará 400 anos da morte de Camilo de Lellis. A sua fala ao longo da vida e suas manifestações ainda são atuais. A Missão Camiliana, marcada pela frase motivo de um livro "MAIS CORAÇÃO NAS MÃOS, IRMÃOS". Foi também explicada por Frange. Mais coração, simboliza a sensibilidade humana traduzida pela figura da emoção, do amor e da fraternidade.


 
As mãos por sua vez representam a técnica, o preparo e a eficiência do profissional de saúde. Por isso, São Camilo, Padroeiro dos hospitais, doentes e profissionais de saúde ser um símbolo forte entre as entidades de saúde no mundo todo. Lembrou ainda que o coração faz parte da cultura humana e das frases do cotidiano como "O Sol do Homem", assim como ouro representa o Sol da Terra. É comum ouvir: "Coração partido", "coração cheio", "coração aberto", "coração apertado", "coração transbordando", "coração pequenininho", "coração flechado", para aquele que foram atingidos pelo amor, "coração sangrando", numa simbologia de dor.

 

Até mesmo na época dos egípcios, o coração era o centro da perpetuidade. Nos processos de mumificação, todos as vísceras eram retiradas para tratamento do corpo, exceto o coração, que acompanhava para uma outra vida levando consigo o sentimento, as lembranças e as emoções, além da possibilidade de reviver como órgão central do corpo humano.





Dr. Paulo Frange lembrou ainda que a relação médico paciente, sem contratualização, revestida de sigilo e de muita fé, é uma das mais fortes das relações humanas e fundamental no processo de cura ou da redução do sofrimento humano. O paciente, ao final da consulta, tem que sair com a segurança de que o médico é honesto, é capaz, e tudo fará para resolver seu problema. 


Fiéis celebram a chegada da Relíquia do Coração de São Camilo Lellis
na Comunidade Canção Nova em Cachoeira Paulista - Vale do Paraíba - SP



Encerrando, Dr. Paulo Frange disse ao Padre Leo Pessini que a data de 12 de julho não será mais esquecida pois estar diante de um Coração de verdade, preservado por séculos, guardado como relíquia e patrimônio do Vaticano, de quem dedicou a vida a pregar a mudança da forma de ser daqueles que cuidam dos doentes, tem que ser realmente guardado como tesouro. “Esse é um momento que recebo como presente pelos 35 anos de acompanhamento das atividades Camilianas no Brasil, o meu maior orgulho”, disse Frange.
Por ocasião das comemorações dos 90 anos (1922-2012) da chegada dos primeiros missionários camilianos (padres Inocente Radrizzani e Eugênio Dalla Giacoma) no país, a Província Camiliana Brasileira, com permissão do Governo Geral da Ordem Camiliana, trará a Relíquia do Coração de São Camilo de Lellis que percorrerá, no mês de julho, diversas localidades do Brasil onde os camilianos atuam nas áreas hospitalar, educacional, assistência social e religiosa.


Padre Camilo Munaro, Dr. Paulo Frange, sua esposa, Dnª Bernadete e o Padre Leo Pessini

A relíquia insigne chegou ao Brasil no dia 1º de julho e passará pelas cidades de Brasília/DF, Macapá/AP, Fortaleza/CE, São Paulo (além da Capital percorrerá os municípios de Cachoeira Paulista, Aparecida, Osasco, Santos e Jundiaí), Rio de Janeiro/RJ, Monte Santo/MG, Iomerê/SC, Pinhais/PR, Cachoeiro de Itapemirim/ES.


No dia 14 de julho, Dia de São Camilo Lellis, será realizada uma Missa no Santuário Nacional de Aparecida, às 9h, com transmissão ao vivo pela TV Aparecida para todo Brasil. A celebração será presidida por S. Eminência Cardeal Dom Raimundo Damasceno de Assis – Presidente da CNBB e Arcebispo da Arquidiocese de Aparecida.


Fiéis se emocionam ao ver o Coração de São Camilo Lellis

Ainda no Estado de São Paulo, o Coração de São Camilo passará pela Congregação Irmãs Filhas de São Camilo no dia 13 julho; na Diocese de Osasco – Paróquia Nossa Senhora de Nazaré no dia 15; na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia no período de 16 a 19 a julho e depois irá para a cidade de Santos no dia 20 de julho. Veja abaixo o calendário completo.




Médico e Vereador Paulo Frange, sua esposa Dnª Bernadete e o
Padre Camilo João Munaro que veio de Fortaleza para
companhar a peregrinação da Relíquia de São Camilo Lellis
O coração de São Camilo está hoje conservado numa urna de vidro, dentro de um relicário dourado, no quarto onde ele morreu. O local foi transformado em uma Capela (1755), na sede do Governo Geral da Ordem Camiliana, junto à Igreja Santa Maria Madalena, na região central de Roma, a aproximadamente 100 metros do Panteon, onde é visitado por milhares de devotos.












Nenhum comentário :