sexta-feira, 22 de junho de 2012

A SAGA DO MELHORAMENTO GENÉTICO EM BOVINOS NO BRASIL


                                                                      *PAULO FRANGE

A reprodução é um componente importante em qualquer sistema de produção animal, para desempenho econômico lucrativo. As seleções dão especial atenção ao desempenho ponderal, mas nenhum criador desconhece o benefício para a seleção de características reprodutivas.


O objetivo é a prenhez de novilhas. Buscar animais precoces com prenhez aos 14 meses. Alguns conceitos preestabelecidos de que essa precocidade e fertilidade seria de baixa herdabiliade, acabou caindo por terra, pois na verdade ao longo do tempo essas informações não estavam disponíveis para analise técnico científica. Só mais recentemente os procedimentos analíticos, mais complexos que o acompanhamento de ponderal, passou a ser considerado.

Estudos mais recentes já apontam para maior herdabilidade da precocidade sexual. Os programas de melhoramento genético tem utilizado o Perímetro Escrotal-PE como indicador da fertilidade da novilha à puberdade. O PE aos 14 meses é um bom preditor da puberdade da novilha nesta mesma idade.

A Probabilidade de Prenhez, é medida diretamente na novilha, e não tem custo adicional, além de estar ao alcance do criador, com os métodos de diagnóstico de prenhez, toque retal ou ultrasom.

Desde quando buscamos acelerar a pressão de seleção, com FIV, usando ferramentas disponíveis como PMGZ, análise sistêmica da régua de DEP´s, acasalamento dirigido, e outras, passamos a selecionar animais jovens, de 14 a 24 meses, expondo-as ao desafio com touros no período da estação de monta ou a inseminação artificial.

Embora essa experiência seja ainda pequena pela idade do nosso criatório, já é de conhecimento os resultados de sucesso em fazendas em história consagrada como Rebanho da Matinha, Navirai e Colonial.

É importante fazer menção a esses criadores que nos inspira com suas experiências, nos permitindo acertar mais do que errar.
 
Mãe

 
Filho

O que é fato, é que os touros com DEP´s mais altas para PE apresentam maior probabilidade de prenhez. Até o momento, é possível afirmar que a seleção para a precocidade sexual ainda é um desafio para os criadores. O que é certo é que há necessidade de expor os animais jovens ao touro ou inseminá-los

Em algumas regiões com maior dificuldade com pastagens, a realidade é outra, e poderíamos falar em prenhez de 18 meses, o que naturalmente já adiantaria em 6 meses o parto das prenhezes tradicionais aos 24 meses. Aqui , nos deparamos com a dificuldade de criar uma outra estação de monta, "fora de época" com sérias dificuldades de manejo, porém com menor numero de descarte de primíparas das precoces de 14 meses.

Passo a passo a cada ano apertamos a nossa posição na seleção. É possível já afirmar que com assessoria técnica competente, colaboradores treinados e comprometidos, e sem perder o foco, é possível trilhar o caminho de uma seleção superior, de animais provados a pasto, com boas provas.
É importante sempre ouvir e aprender. A humildade é uma grande aliada. Sempre tem quem sabe mais! Sempre tem quem observa mais e melhor.
Por isso, continue sua saga, buscando, selecionando e aprendendo. Ouça! Aprenda e ensine !!! E, não deixe de contar o que faz!!!



*Paulo Frange é Medico, Vereador de São Paulo e participa do PMGZ- Programa de Melhoramento Genético em Zebuínos da ABCZ/EMBRAPA.

**Artigo para publicação em revista técnica .

Nenhum comentário :